Entre as 94 ordens judiciais que estão sendo cumpridas nesta quinta-feira (15) durante a Operação Codinome Fantasma II, em Sinop, Rondonópolis e Cuiabá, 31 são mandados de prisão, 51 de busca e apreensão e 12 de bloqueios de contas bancárias e apreensão de bens.
Com o objetivo de combater e descapitalizar facções criminosas, a ação tem como alvo um grupo investigado por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, venda ilegal de armas e introdução de itens ilícitos em presídios.
A operação é uma continuação da primeira fase, realizada em outubro de 2024, quando foram cumpridas 143 ordens judiciais contra o mesmo grupo. Após a análise das provas coletadas, novas investigações identificaram mais suspeitos, envolvidos em crimes como:
- Lavagem de dinheiro
- Tráfico de drogas
- Porte ilegal de arma de fogo
- Facilitação de entrada de celulares em presídios
- Corrupção ativa e passiva
- Integração em facção criminosa




A operação mobiliza 215 policiais civis, com apoio do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Sinop e da Diretoria de Inteligência da Polícia Judiciária Civil.
O objetivo é desarticular a organização criminosa e coibir a atuação ilegal do grupo, que atuava em múltiplas frentes do crime organizado.
-
Operação contra o tráfico cumpre 94 mandados em MT e Santa Catarina