• Home
  • Política
  • TCE-MT cria regras para rastrear execução de emendas estaduais e municipais

TCE-MT cria regras para rastrear execução de emendas estaduais e municipais

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aprovou, nesta terça-feira (11), uma resolução normativa que cria regras específicas para o acompanhamento e fiscalização da execução das emendas parlamentares estaduais e municipais. A medida busca garantir transparência, rastreabilidade e controle rigoroso na aplicação dos recursos públicos destinados por deputados e vereadores.

Com a nova norma, o órgão fiscalizador passa a acompanhar todas as etapas das emendas , desde a liberação à execução final , por meio de cruzamentos automatizados de dados, análise de risco e verificação de conformidade. O objetivo é assegurar que os recursos sejam aplicados conforme o interesse público e que os resultados estejam devidamente comprovados.

TCE-MT regulamenta fiscalização das emendas em conformidade com decisão do STF. – Foto: Reprodução

O regulamento também exige divulgação detalhada das informações sobre cada emenda, incluindo o autor, valor, objeto, cronograma e execução financeira, em plataformas digitais de acesso público. Estados e municípios deverão manter sistemas com dados abertos, permitindo que cidadãos, imprensa e órgãos de controle acompanhem e reutilizem as informações.

Alinhamento com decisão do STF

A resolução foi elaborada em conformidade com decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da ADPF 854, relatada pelo ministro Flávio Dino, que determinou a adoção, por estados e municípios, do modelo federal de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares.

Leia também – Assembleia de MT cria comissão para revisar regras das emendas parlamentares

Segundo o TCE-MT, a norma representa um avanço institucional ao alinhar o controle estadual às diretrizes nacionais de integridade e fiscalização do gasto público.

Implementação e prazos

A partir de 1º de janeiro de 2026, a execução de qualquer emenda parlamentar ficará condicionada ao cumprimento integral das exigências da nova resolução e das determinações do STF. A ausência de transparência ou falhas no registro das informações poderá levar à suspensão da execução dos repasses.

Leia também – TCE-MT audita emendas Pix de R$ 209 milhões de parlamentares do Estado

Cooperação com a Assembleia Legislativa

O TCE-MT também anunciou que o trabalho será realizado em cooperação com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), fortalecendo o diálogo institucional entre o controle externo e o Legislativo.

O tribunal destaca que a medida busca assegurar a regularidade e a credibilidade das emendas, evitando dúvidas sobre o destino dos recursos e reforçando a confiança da população nas políticas públicas financiadas com dinheiro público.

  1. Sérgio Ricardo toma posse para novo mandato à frente do Tribunal de Contas de MT

  2. TCE-MT manda Nova Ubiratã suspender retirada de servidores de Boa Esperança do Norte

  3. CPI aponta R$ 655 milhões em despesas irregulares e responsabiliza ex-prefeito

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PM liberta homem sequestrado e prende dois por tortura em Alta Floresta

PM liberta homem sequestrado e prende dois por tortura em Alta Floresta – CenárioMT …

Flamengo comemora decisão da justiça em disputa com Libra

Justiça determinou bloqueio de acordo com solicitado pelo Rubro-negro O <a Flamengo comemorou nesta quarta-feira…

Penas de até 40 anos e regime fechado para líderes de facções entram em nova lei

A Câmara dos Deputados deve votar ainda nesta semana o Projeto de Lei 5.582/2025, conhecido…