A carteira digital Cash App está expandindo suas operações para além do Bitcoin. A plataforma de pagamentos e serviços bancários em breve permitirá que usuários enviem e recebam stablecoins, afirmou Miles Suter, líder de produto de Bitcoin na fintech Block, proprietária do Cash App, à Fortune. O acesso às stablecoins, criptomoedas atreladas a ativos como o dólar americano, será lançado no início do próximo ano, segundo um porta-voz da Block.
Suter não informou quais stablecoins ou quais blockchains o Cash App pretende suportar. “Nossos princípios agora são ser neutros em relação às redes e às moedas e seguir onde os clientes nos direcionarem”, disse ele. “Não vamos suportar 100 moedas e 100 blockchains.”
Ele acrescentou que cada usuário terá um endereço de blockchain associado à sua conta. Quaisquer stablecoins enviadas para esse endereço serão convertidas em dólares dentro do Cash App e dólares enviados para um endereço blockchain serão convertidos de volta em stablecoins.
“Se eu estivesse criando o Cash App hoje, eu o construiria nativamente sobre trilhos de stablecoins”, disse Suter.
Bitcoin para stablecoins
A Block, que também é dona do serviço de checkout para consumidores Square, se descreve como uma empresa Bitcoin-first. E seu cofundador, Jack Dorsey, também cofundador e ex-CEO do Twitter, é um dos maiores entusiastas do Bitcoin. O fato de Dorsey e a Block considerarem suporte a stablecoins indica como até mesmo os mais convictos defensores do Bitcoin não conseguem ignorar o recente entusiasmo em torno desses ativos digitais.
No último ano, as stablecoins se tornaram um dos setores mais comentados no Vale do Silício, fora do segmento de IA. Em fevereiro, a gigante fintech Stripe concluiu um acordo de US$ 1,1 bilhão para adquirir a startup de stablecoins Bridge. Em julho, o presidente Donald Trump sancionou a lei Genius Act, que estabelece um marco regulatório para emissores de stablecoins. Em outubro, a gigante de pagamentos Mastercard iniciou negociações para aquisição das empresas de stablecoins BVNK e Zerohash.
“Acho que o Bitcoin é muito único, mas quero garantir que estou ciente de tudo o que está acontecendo no setor”, disse Suter, líder de produto de Bitcoin na Block.
Além de anunciar a intenção de adicionar stablecoins ao Cash App, a Block informou nesta quinta-feira que usuários do Cash App poderão pagar comerciantes em Bitcoin. Os clientes não precisarão manter a criptomoeda dentro do app. Após escanear o QR Code de um comerciante que aceite Bitcoin, a plataforma converterá automaticamente o dinheiro do cliente em Bitcoin e o enviará ao estabelecimento.