• Home
  • Agronegocios
  • Comitê aprova redução de juros para pequenos produtores de café

Comitê aprova redução de juros para pequenos produtores de café

O Comitê Técnico do Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC) aprovou uma redução de 1% na taxa de juros para pequenos produtores rurais que acessarem o crédito de custeio agrícola, operado com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). A decisão, anunciada na última segunda-feira (24), será encaminhada ao Conselho Monetário Nacional (CMN), que publicará a alteração em uma resolução específica. A nova taxa de juros será incluída no Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025.

Durante a reunião, a Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defendeu uma redução de 3% na taxa final de juros para pequenos e médios cafeicultores na linha de custeio. A proposta era reduzir a remuneração do fundo de 8% para 5%, mantendo o spread bancário do agente financeiro em 3% ao ano.

“Mesmo com uma redução mais modesta do que desejávamos, a decisão é uma conquista relevante para o setor produtivo, pois é a primeira vez que conseguimos qualquer diferenciação no recurso disponibilizado ao produtor rural,” destacou a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda.

Segundo Miranda, o setor cafeeiro é um grande demandante de crédito agrícola, especialmente recursos de custeio. “Conhecendo a realidade e o perfil dos produtores, há anos a CNA já vinha pleiteando para que os recursos do Funcafé fossem ofertados a taxas menores a estes produtores,” explicou.

Antes da decisão do Comitê, os recursos do Fundo eram operados com uma taxa de juros única para todas as linhas de financiamento. No exercício financeiro 2023/2024, produtores, cooperativas, indústria de torrefação, indústria de café solúvel e exportadores acessaram o recurso com uma taxa de 11% ao ano.

“A redução dos juros é uma forma de ampliar a utilização de recursos do Fundo, bem como atender às recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU), que alertou sobre a ociosidade e concentração do volume,” afirmou Miranda.

Ela ainda enfatizou que a diferenciação na taxa de juros não impactará o acesso de outros produtores e cooperativas que já acessam o Funcafé. “Esses perfis continuarão acessando o custeio com a mesma taxa aplicada às demais linhas de financiamento destinadas às cooperativas, indústrias e exportadores,” concluiu Raquel Miranda.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Suspeitos são presos e polícia segue investigando motivação de crimes contra advogado de Lucas do Rio Verde

Suspeitos são presos e polícia segue investigando motivação de crimes contra advogado de Lucas do…

Lucas do Rio Verde celebra a grande Final do Campeonato Municipal de Futebol Amador

Lucas do Rio Verde celebra a grande Final do Campeonato Municipal de Futebol Amador –…

Produtores rurais de Lucas do Rio Verde devem declarar estoque de animais até 10 de dezembro

Produtores rurais de Lucas do Rio Verde devem declarar estoque de animais até 10 de…