• Home
  • Destaque
  • Congresso derruba veto e Ministério da Agricultura será o único órgão responsável pela reanálise de liberação de agrotóxicos

Congresso derruba veto e Ministério da Agricultura será o único órgão responsável pela reanálise de liberação de agrotóxicos

O Congresso derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e manteve o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como o único órgão responsável pela reanalise de liberação de agrotóxicos, na Lei dos Agrotóxicos 14.785, de 2023, também conhecida como PL dos Agrotóxicos, nesta quinta-feira (9).
O projeto que deu origem à lei (PL 1.459/2022) foi aprovado pelo Senado no final de novembro do ano passado.

O Congresso retomou os seguintes pontos da lei que haviam sido vetados:

O Ministério da Agricultura vai coordenar esse processo de reanálise. A pasta do Meio Ambiente vai analisar apenas os produtos de controle ambiental;
Ao Ministério da Agricultura caberá, em caso de alteração de registro, avaliar tecnicamente: “processo produtivo, especificações do produto técnico e formulado, e alteração de matérias-primas, de outros ingredientes ou de aditivos”.

No veto presidencial, o argumento para remover o trecho era de que a proposta é “inconstitucional por colocar em risco os direitos à vida e à saúde” e que “o órgão responsável pelo setor da agricultura não possui competência legal, nem especialização técnica, para avaliar riscos toxicológicos ou ecotoxicológicos, mas, apenas, a redução da eficiência agronômica de agrotóxicos”.

O presidente vetou 17 itens, mas o Congresso derrubou o veto a oito deles e adiou a análise dos restantes.

Anteriormente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também participavam da reanalise.

A lei que acelera registro dos produtos químicos no Brasil estabelece que o registro de um produto poderá ser reavaliado se organizações internacionais responsáveis de saúde, alimentação e meio ambiente desaconselharem o seu uso.

G1

Apoie o Nortão, compartilhe essa matéria!

VEJA MAIS

País do gelo? Brasil faz história no bobsled em Mundial nos Estados Unidos

O Brasil voltou a ter um resultado histórico em campeonatos de inverno, neste sábado (15),…

Detran de Mato Grosso realiza mais de 100 mil vistorias veiculares em dois meses

Detran de Mato Grosso realiza mais de 100 mil vistorias veiculares em dois meses –…

Investidores apertam “botão do pânico“ e ouro salta a US$ 3 mil; entenda

Os preços do ouro atingiram US$ 3.000 a onça pela primeira vez na história na…