• Home
  • Polícia
  • Mais de 1.000 competidores de 14 estados disputam em quatro modalidades no Festival de Robótica Educacional de MT

Mais de 1.000 competidores de 14 estados disputam em quatro modalidades no Festival de Robótica Educacional de MT

Mais de 1.000 estudantes, entre 9 e 18 anos, de 14 estados do Brasil vão disputar partidas eletrizantes em quatro modalidades durante o 1º Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, que será realizado no Sesi Escola em Cuiabá, nos dias 6, 7 e 8 de agosto.

Além dos estudantes locais, a disputa vai reunir apaixonados por robôs dos estados de: Sergipe, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, são Paulo, Paraná, Paraíba, Rondônia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

As 100 equipes confirmadas para participarem da competição vão disputar em quatro modalidades distintas: o Sumô e as categorias da FIRST: FLLC – First LEGO League Challenge, FTC – First Tech Challenge e FRC – FIRST Robotics Competition.

Em todas elas, os competidores criam identidades para os times, aprimoram habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico, estimula a criatividade e prepara os jovens para o futuro no mercado de trabalho.

Conheça as modalidades:

Sumô

A programação do evento tem início com a competição do Festival de Robótica do Estado de Mato Grosso, apresentado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), com a modalidade Sumô, com equipes da Rede Estadual de Educação.

Participam equipes de quatro a oito estudantes do ensino fundamental ou médio, que montam robôs com peças de LEGO Education e componentes do kit LEGO® SPIKE PRIME.

Os robôs competem por 2 minutos e 30 segundos na arena, tentando derrubar ou remover o oponente. Se os robôs ficarem presos por 10 segundos, o juiz pausa a partida e reposiciona os robôs para reiniciar.

OFF Season

Nos dias 7 e 8, entram em cena as competições do 1º Festival Sesi de Robótica etapa OFF Season – Mato Grosso nas modalidades da FIRST, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT), com apoio da Seduc-MT e Senai MT.

FLLC – First LEGO League Challenge

torneio robotica 3

Nesta modalidade, os estudantes têm de 9 a 15 anos, e os participantes precisam construir um robô de LEGO que é programado para realizar uma série de missões na mesa de competição.

Além de outros critérios de avaliação como design do robô, que envolve programação e conceitos de trabalho em equipe, respaldadas pelos valores e princípios da competição, as equipes devem ter de 2 a 10 integrantes precisam desenvolver um projeto de inovação que envolva sustentabilidade e solidariedade.

FTC – First Tech Challenge

Desafia estudantes de 12 a 18 anos a projetar, programar e construir um robô que seja capaz de realizar tarefas em uma arena de competição em formato de aliança. Para isso, a equipe trabalha com máquinas e circuitos, como engenheiros de verdade.

Os robôs, que podem pesar até 19 kg, são construídos a partir de kits básicos permitidos, que também podem utilizar outros materiais como acrílico, MDF, impressoras 3D e peças de metal. A modalidade contribui para que os competidores desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico.

FRC – FIRST Robotics Competition

Conhecida como a olimpíada da robótica, essa categoria reúne jovens de ensino médio, de 15 a 18 anos. A equipe é formada pelo menos 10 integrantes que são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial com até 55 kg e 1,5 metro de altura.

A competição combina a adrenalina dos esportes com o rigor da ciência e da tecnologia numa arena com missões a cumprir com robôs semiautônomos de porte industrial que competem em formato de alianças formadas com outros times.

O Festival

O 1º Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso é uma colaboração entre o Governo do Estado, por meio da Seduc-MT, o Senai MT e o Sesi MT.

O presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, ressalta que o evento está sendo cuidadosamente planejado e irá oferecer uma grande estrutura para receber equipes e visitantes. “Estes jovens estão prestes a vivenciar uma valiosa oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos. E para o público será uma chance de conferir a colaboração em equipe, inovação, criatividade e a paixão da comunidade escolar pela robótica educacional, evidenciada por esses talentosos estudantes.”

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a realização de um Festival de Robótica deste porte em Mato Grosso representa uma oportunidade única para a dinamização do ensino e a inovação educacional no estado. “Sem dúvida, é um pilar para o desenvolvimento de habilidades essenciais nos estudantes, a partir do estímulo à criatividade e à inovação, sem contar que permite ainda a realização de um rico networking entre os estudantes”, enfatiza.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mulher é presa em Cuiabá por aplicar golpes em idoso de 81 anos e gastar sua aposentadoria

Mulher é presa em Cuiabá por aplicar golpes em idoso de 81 anos e gastar…

Megaleilão em Minas Gerais encerra 2024 com recorde de 8 mil bovinos ofertados

Megaleilão em Minas Gerais encerra 2024 com recorde de 8 mil bovinos ofertados – CenárioMT…

Prazo para inscrição no processo seletivo de soldado temporário do Corpo de Bombeiros encerra em 11 de dezembro

Prazo para inscrição no processo seletivo de soldado temporário do Corpo de Bombeiros encerra em…