• Home
  • Agronegocios
  • Preços da mandioca continuam em alta devido à baixa oferta e estiagem

Preços da mandioca continuam em alta devido à baixa oferta e estiagem

Os preços da mandioca seguiram em alta na última semana, impulsionados pela baixa oferta do produto. Entre os dias 1º e 5 de julho, a tonelada da raiz posta fecularia foi cotada a R$ 466,29 (R$ 0,8109 por grama de amido) – valor médio nominal a prazo –, um aumento de 4,8% em relação ao período anterior. No entanto, em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI), o preço ainda está 34,9% abaixo do registrado no mesmo intervalo do ano passado.

De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a estiagem agravada no Centro-Sul do País tem interrompido os trabalhos em grande parte das lavouras de mandioca. Além das condições climáticas adversas, há também uma maior retração de alguns produtores que, devido a expectativas de preços ainda mais altos, preferem postergar a colheita.

Esses fatores têm dificultado a manutenção dos volumes de esmagamento pelas indústrias de fécula, que estão enfrentando desafios para se abastecerem, mesmo buscando mandioca em regiões mais distantes. A combinação de estiagem severa e retração dos produtores tem afetado diretamente a disponibilidade do produto no mercado, pressionando ainda mais os preços para cima.

A continuidade da alta nos preços da mandioca dependerá das condições climáticas e das decisões dos produtores nos próximos meses. A expectativa de uma melhora no clima e o aumento da oferta podem estabilizar os preços, enquanto a persistência da estiagem e a retração dos produtores podem levar a novos aumentos.

Com as atuais condições do mercado, a indústria de fécula e os consumidores de mandioca devem permanecer atentos às variações de oferta e demanda, ajustando suas estratégias de compra e produção conforme necessário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Abertura do ano letivo de 2025 em Lucas do Rio Verde reforça compromisso com a educação

Abertura do ano letivo de 2025 em Lucas do Rio Verde reforça compromisso com a…

Preços da soja divergem entre Brasil e EUA; safra recorde é destaque no mercado interno

Preços da soja divergem entre Brasil e EUA; safra recorde é destaque no mercado interno…

STF mantém prisão de homem acusado de estuprar sobrinha de 12 anos em Mato Grosso

STF mantém prisão de homem acusado de estuprar sobrinha de 12 anos em Mato Grosso…