Produtores rurais já podem emitir CCIR 2024

A partir dessa terça (18), começa o prazo para o produtor rural emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024. O documento está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o prazo para emissão é dia 18 de julho.

Só com o documento é possível transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural, além de acessar financiamentos bancários para investimento na propriedade.

“O CCIR é o principal documento cadastral da propriedade rural. O produtor precisa estar com ele atualizado anualmente para obter crédito rural. Além disso, o certificado traz os dados da área, a localização, o tipo de exploração e a classificação fundiária do imóvel rural,” explicou o assessor técnico de Assuntos Fundiários da CNA, José Henrique Pereira.

O CCIR 2024 substituirá o documento expedido em 2023 e só será válido com a quitação da Taxa de Serviços Cadastrais referente a exercícios anteriores.

Para emitir, o produtor deve acessar o site do Incra e selecionar a opção “Emissão do CCIR”, ou acessar diretamente pelo link sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao .

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A emissão do documento é gratuita, mas caso o imóvel rural possua algum tipo de impedimento cadastral no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), o CCIR não estará disponível para emissão.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Profissionais da educação realizam manifestação em Lucas do Rio Verde contra demissões antecipadas

Profissionais da educação realizam manifestação em Lucas do Rio Verde contra demissões antecipadas – CenárioMT…

Você sabe quais são tipos de plantas rasteiras?

Você sabe quais são tipos de plantas rasteiras? Lucas do Rio…

“Mato Grosso realiza trabalho modelo de internacionalização na China”, afirma cônsul-geral adjunto do Itamaraty no país

“Mato Grosso realiza trabalho modelo de internacionalização na China”, afirma cônsul-geral adjunto do Itamaraty no…