• Home
  • Política
  • 149 inscritos desafiam sistema eleitoral em Brasília

149 inscritos desafiam sistema eleitoral em Brasília

A edição de 2025 do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, também conhecido como Teste Público da Urna, bateu recorde de interesse: 149 inscrições foram aprovadas para participar do evento que acontece entre os dias 1º e 5 de dezembro, na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília e antecede as Eleições de 2026.

Urna eletrônica eleitoral | (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Conforme o TSE, o número é o maior já registrado desde que o teste foi criado, em 2009. A lista divulgada nesta terça-feira (29) inclui 106 inscrições individuais e 16 de grupos, que somam mais 43 participantes.

Ao todo, 14 inscrições são de pessoas ou grupos que declararam representar instituições como universidades, faculdades e partidos políticos.

Outro destaque desta edição é a presença feminina: 40 mulheres estão entre os nomes aprovados, sendo 35 com inscrições individuais e cinco integrando grupos.

Teste público

O Teste Público da Urna é uma das etapas mais relevantes de auditoria e fiscalização do processo eleitoral brasileiro. Ele reúne especialistas em tecnologia da informação e segurança digital que desafiam os sistemas eletrônicos de votação, buscando encontrar eventuais vulnerabilidades. Os resultados ajudam o TSE a aprimorar constantemente o sistema eleitoral, garantindo mais transparência e segurança para as eleições.

Neste ano, 151 pessoas se inscreveram, mas duas foram desclassificadas por não atenderem aos critérios previstos no edital.

Etapas seguintes

Os participantes cujas inscrições foram recusadas têm até 1º de agosto para apresentar recurso, pelo sistema indicado no edital. O resultado dessa fase será divulgado em 8 de agosto, com a lista final atualizada.

Entre 6 e 24 de outubro, os investigadores selecionados deverão apresentar seus planos de teste. Esses planos passarão por nova análise, e o resultado será divulgado em 14 de novembro.

Como o espaço físico comporta até 45 investigadores atuando simultaneamente, caso o número de inscritos ultrapasse esse limite, será realizado um sorteio público, com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

O Teste Público da Urna acontece em anos não eleitorais e tem caráter colaborativo, aproximando a sociedade civil da Justiça Eleitoral.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Embraer escapa de tarifa de 50% dos EUA e ações disparam; setor aéreo respira aliviado

A Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, foi excluída da tarifa de…

Sorriso é destaque nacional em seleção de boas práticas na Educação Integral

Sorriso é destaque nacional em seleção de boas práticas na Educação Integral – CenárioMT …

Mato Grosso está livre da seca pela primeira vez em quatro anos, mas lidera queimadas nacionais

Mato Grosso está livre da seca pela primeira vez em quatro anos, mas lidera queimadas…