• Home
  • Política
  • Aliados de Bolsonaro montaram operação para resgatar joias desviadas

Aliados de Bolsonaro montaram operação para resgatar joias desviadas

A Polícia Federal (PF) concluiu que aliados de Jair Bolsonaro montaram uma “operação de resgate” para recuperar parte das joias sauditas que foram desviadas durante o governo dele. A conclusão está no relatório no qual a PF indiciou o ex-presidente e mais 11 acusados de participar do suposto esquema.

O sigilo do relatório foi retirado nesta segunda-feira (8) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso.

De acordo com a Polícia Federal, parte das joias estava em lojas nos Estados Unidos à espera de compradores, mas foram resgatadas às pressas e enviadas ao Brasil após matérias jornalísticas informarem que a corporação investigava o esquema de venda ilegal dos itens e o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar a devolução dos bens, em marco de 2023.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Os investigadores conseguiram rastrear pelo menos três kits de joias que foram resgatados. Um kit masculino da marca Chopard foi retirado da loja Fortuna Auctions, localizada no estado de Nova Iorque.

O segundo kit, que contém um relógio Rolex de ouro branco, estava em um estabelecimento em Miami e foi retirado pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid. O terceiro conjunto de esculturas presenteadas por autoridades do Bahrein estava na casa do pai de Mauro Cid, Mauro Lourena Cid, general da reserva do Exército, que morava na cidade norte-americana.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A PF também informa que um relógio da marca Patek Philippe foi levado aos Estados Unidos, mas está desaparecido.

“Mauro Cesar Lourena Cid seria ainda a pessoa responsável por receber, em nome e em benefício de Jair Messias Bolsonaro, os recursos decorrentes da venda dos bens. Por fim, identificou-se que os recursos auferidos com as vendas eram encaminhados, em espécie, para Jair Bolsonaro, evitando, de forma deliberada, passar pelos mecanismos de controle e pelo sistema financeiro formal, possivelmente para evitar o rastreamento pelas autoridades competentes”, finalizou a PF.

A Agência Brasil busca contato com a defesa de Bolsonaro.

Edição: Nádia Franco

— news —

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

João Pedro marca, Chelsea afunda Wolves e dorme vice-líder na Premier League

O 81 subiu para o segundo lugar na Premier League ao vencer facilmente por 3…

Cuiabá enfrenta pior temporada de gripe dos últimos anos com aumento de mais de 1.000% nos casos de influenza

Cuiabá enfrenta pior temporada de gripe dos últimos anos com aumento de mais de 1.000%…

Endividamento recua, mas inadimplência dos cuiabanos volta a subir na reta final do ano

A capital mato-grossense segue com tendência de queda no número de famílias endividadas, que passou…