Um registro que viralizou nas redes sociais nos últimos dias chamou atenção para um encontro inusitado na Fazenda Diamantino, em Sinop, a 503 km de Cuiabá.
O registro mostra uma onça-pintada preta, uma variedade rara do felino, atravessando tranquilamente uma plantação de soja. Esse evento inesperado gerou curiosidade e questionamentos sobre a relação entre a vida selvagem e as atividades agrícolas na região. Veja o vídeo abaixo:
Para entender melhor o motivo da aparição da onça na plantação, conversamos com o médico veterinário Jorge Salomão, especialista em conservação de felinos selvagens. Segundo Salomão, a presença da onça-preta em áreas cultivadas, embora rara, não é totalmente surpreendente.
“A onça-pintada preta é uma variação da onça-pintada comum, com uma pigmentação mais escura, devido ao excesso de melanina. Essa característica genética não altera o comportamento do animal”, explica o especialista.
O veterinário destaca que a perda do seu habitat natural, como o Cerrado, devido ao avanço do plantio, força os animais a estarem em áreas cada vez mais próximas de centros urbanos e plantações.
“Em relação ao local, no vídeo, essa área é bem plana. Aparenta ser de Cerrado. Aí foi feito algum tipo de plantio, então é bem provável, que tenha área de mata nativa, aonde elas ficam. Então como elas estão perdendo habitat, é natural que em alguns momentos ela seja vista, como momentos de translocação”.
Ao Primeira Página, o médico veterinário explica que, caso alguém encontre uma onça por aí, é fundamental manter a calma e seguir algumas orientações:
- Evitar a aproximação: Mantenha uma distância segura do animal e evite qualquer tipo de provocação.
- Não encarar: Olhe para o chão e evite contato visual direto com o felino.
- Não correr: Correr pode ser interpretado como uma ameaça pela onça, estimulando-a a perseguir.
- Aumentar o tamanho: Caso o animal se aproxime, abra os braços e grite de forma firme para demonstrar que você é maior e mais forte.
- Afastar-se lentamente: Dê passos lentos para trás, sem tirar os olhos do animal.
-
IA ou beleza natural? Imagens surreais de animais que vivem no Pantanal
-
Picado por escorpião em mercado sentiu dores intensas e choque ao tocar objetos, diz mãe