• Home
  • Economia
  • Redução de juros depende da evolução da inflação, diz vice do BCE

Redução de juros depende da evolução da inflação, diz vice do BCE

A inflação está se aproximando da meta de 2% do Banco Central Europeu (BCE) e o nível para o qual os juros podem ser reduzidos dependerá de dados que confirmem que a alta dos preços está convergindo para essa meta de forma sustentável, disse o vice-presidente do banco ao jornal eslovaco Hospodarske Noviny.

“Estamos confiantes de que isso ocorrerá este ano, mas ainda há uma série de incertezas, principalmente em relação à situação geopolítica, que precisamos levar em conta”, disse Luis de Guindos em uma entrevista publicada nesta quarta-feira.

“Portanto, mesmo que nossa trajetória atual sob as circunstâncias atuais seja clara, ninguém sabe o nível em que as taxas de juros terminarão”, acrescentou.

De Guindos também disse que estimar a ameaça das políticas econômicas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a meta de inflação do BCE é mais difícil do que estimar como elas afetarão as perspectivas de crescimento da economia global.

“Estimar o impacto sobre a inflação é mais difícil devido ao efeito atenuante das tarifas sobre a demanda e o crescimento, bem como ao fato de que tarifas seletivas podem fazer com que o comércio seja redirecionado e desviado”, acrescentou de Guindos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Soldado de 22 anos morre vítima de descarga elétrica em base militar de Mato Grosso

Soldado de 22 anos morre vítima de descarga elétrica em base militar de Mato Grosso…

EUA vão assumir Faixa de Gaza? Entenda fala de Trump a Netanyahu

Durante entrevista para jornalistas na Casa Branca, nesta terça-feira (4), o presidente dos Estados Unidos,…

TCU aprova abertura de auditoria sobre a gestão da Previ

O Tribunal de Conta da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (5) a abertura de uma…