• Home
  • Economia
  • Apesar de dólar e safra, varejo ainda não prevê queda em preço de alimentos

Apesar de dólar e safra, varejo ainda não prevê queda em preço de alimentos

Estimativa de safra recorde e queda do dólar à parte, o varejo ainda não prevê queda nos preços dos alimentos no Brasil. Em entrevista à CNN, Marcio Milan, vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) indicou que este movimento não está no horizonte do setor que representa.

Quadros do governo federal — do Ministério da Agricultura à Fazenda — defendem nas últimas semanas a tese de que o avanço da produção no campo, e consequentemente o aumento da oferta de alimentos, somado ao recuo da moeda americana levarão acomodação aos preços.

“O que identificamos é uma redução no ritmo de alta dos preços. Queda, ainda não”, disse o representante.

Para Milan, a redução dos preços de alimentos vai depender de uma queda mais significativa e estável do dólar — que recuou cerca de 7% desde o início do ano, mas permanece volátil, com investidores de olho nas primeiras movimentações de Donald Trump em seu retorno à Casa Branca.

Em janeiro, o varejo começou a reajustar preços para atender a pedidos da indústria de bens de consumo, que vem sendo impactada pela alta do valor de insumos importados em dólar. O avanço dos preços a novos patamares é tratado como recente e em acomodação.

Ainda segundo o representante, só será possível apontar impactos da safra para os preços conforme o ano avançar. As estimativas iniciais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra da temporada anterior foram reduzidas ao longo de 2024, conforme fenômenos climáticos afetaram o país.

Picanha e cerveja ficam mais caras com alta da inflação

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Celta x Bétis: horário e onde assistir ao jogo da LaLiga

O Celta recebe o Bétis neste sábado (8), às 10h (de Brasília), no estádio Balaídos,…

Hospital Estadual Santa Casa realizou mais de 3,8 mil exames de mamografia em 2024

Hospital Estadual Santa Casa realizou mais de 3,8 mil exames de mamografia em 2024 –…

Pix fora do ar? Clientes relatam instabilidade e problemas para pagamentos

Clientes de diferentes instituições têm relatado instabilidade no Pix, na tarde desta sexta-feira (7). Nas…