• Home
  • Economia
  • Preço do aluguel sobe mais que o triplo da inflação em janeiro, diz estudo

Preço do aluguel sobe mais que o triplo da inflação em janeiro, diz estudo

Os preços dos aluguéis residenciais aumentaram 0,96% em janeiro deste ano, segundo dados do Índice FipeZAP de Locação Residencial.

Esse resultado representa um aumento maior que o triplo da inflação oficial registrada no mês.

Em janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,16%, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo de Habitação contribuiu para conter o índice do mês devido ao recuo dos preços da energia elétrica residencial.

A valorização mensal ocorreu em 33 das 36 cidades monitoradas pela pesquisa, que acompanha o preço médio de locação em anúncios na internet.

O movimento foi liderado pelos imóveis de três dormitórios, com um aumento de 1,17%. Na outra ponta, espaços com apenas um dormitório foram os que menos valorizaram, alta de 0,77%.

Em média, o preço do aluguel foi de R$ 46,94/m² no país.

Segundo Paula Reis, economista do DataZAP, “a variação dos preços dos aluguéis pode ser atribuída a vários fatores, com destaque para o cenário macroeconômico, especialmente no mercado de trabalho no Brasil”.

Reis ainda destacou que boa parte da recomposição do valor real do aluguel já aconteceu e há menos espaço para repasses.

Entre as localidades, a cidade de Barueri (SP) se destacou como a mais cara, a R$ 62,43/m², seguida por São Paulo (SP) e Recife (PE).

Já no acumulado dos 12 meses até janeiro, o aluguel registrou alta de 13,16%, com avanço nas 36 localidades monitoradas, incluindo 22 capitais.

Para 2025, a projeção da economista do DataZAP é que a desaceleração dos reajustes registrada ao longo de 2024 seja menos acentuada, com possibilidade de reversão para um movimento de alta.

“Esse cenário se deve à restrição no mercado de venda, impactado pelo aumento da Selic, além do esgotamento dos recursos da poupança e às perspectivas favoráveis para o mercado de trabalho para este ano”, disse Reis.

Atualmente, a taxa de juros se encontra em 13,25% ao ano, após mais uma alta de 1 ponto na primeira reunião de 2025 do Comitê de Política Monetária (Copom).

Mais de 60% das mulheres empreendem sobrecarregadas, diz pesquisa

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem de 28 anos morre em grave acidente na rodovia MT-246 em Mato Grosso

Jovem de 28 anos morre em grave acidente na rodovia MT-246 em Mato Grosso –…

Bombeiros combatem incêndios em Mato Grosso, mas focos em terras indígenas ficam sem atendimento

Bombeiros combatem incêndios em Mato Grosso, mas focos em terras indígenas ficam sem atendimento –…

Filha do governador de MT se casa em cerimônia intimista em SP

A filha mais velha do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e da primeira-dama, Virginia…