Tarifas recíprocas vão ajudar fazendeiros dos EUA, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (13) que sua política comercial deve ajudar os produtores rurais norte-americanos.

“Depois que testemunharem que os empregos estão subindo e os preços, que podem mudar no curto prazo, mas depois vão melhorar muito, acho que os produtores rurais vão ser muito beneficiados”, disse o republicano a repórteres na Casa Branca, após anunciar seu plano para aplicar tarifas recíprocas.

“Os nossos produtos foram muito prejudicados pelo outro governo. O outro governo odiava os produtores rurais. Acho que eles serão muito ajudados agora”, pontuou.

O governo Trump ainda estuda como serão aplicadas essas tarifas, avaliando cenários de:

  • Tarifas impostas aos produtos dos EUA;
  • Impostos injustos, discriminatórios ou extraterritoriais aplicados pelos nossos parceiros comerciais às empresas, trabalhadores e consumidores norte-americanos, incluindo um imposto sobre valor agregado;
  • Custos para empresas, trabalhadores e consumidores decorrentes de barreiras ou medidas não tarifárias e atos, políticas ou práticas injustas ou prejudiciais, incluindo subsídios, e requisitos regulatórios onerosos para empresas dos EUA que operam em outros países;
  • Políticas e práticas que fazem com que as taxas de câmbio se desviem do seu valor de mercado, em detrimento dos americanos; supressão salarial; e outras políticas mercantilistas que tornam as empresas e os trabalhadores dos Estados Unidos menos competitivos;
  • Qualquer outra prática que, na opinião do Representante de Comércio dos Estados Unidos, em consulta com o Secretário do Tesouro, o Secretário de Comércio e o Conselheiro Sênior do Presidente para Comércio e Manufatura, imponha qualquer limitação injusta ao acesso ao mercado ou qualquer impedimento estrutural à concorrência leal com a economia de mercado dos Estados Unidos.

Em comunicado divulgado após o anúncio de seu “Plano Justo e Recíproco”, Trump chamou atenção para a disparidade entre as alíquotas aplicadas pelos EUA sobre bens agrícolas e as taxas de outros países sobre os norte-americanos.

A gestão do republicano aponta que “impostos não recíprocos” custam às empresas norte-americanas mais de US$ 2 bilhões por ano.

Economistas apontam que a política comercial trumpista pode agravar a inflação dos EUA e, consequentemente, forçar os juros a ficarem mais altos por mais tempo no país.

Nesta quinta, Trump voltou a reconhecer um possível impacto no curto prazo. Mas o republicano acredita que o resultado seria um arrefecimento da alta dos preços, uma vez que as políticas comercial e monetária “andam juntas”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Dólar perde força no mundo repercutindo críticas de Trump a Powell

O dólar perde força frente a uma série de moedas ao redor do mundo nesta…

Flamengo enfrentará Botafogo-PB em São Luís pela Copa do Brasil; entenda

O Flamengo vai voltar para São Luís! Após protestos da torcida por conta dos altos…

Lucas do Rio Verde se destaca entre as cidades mais arborizadas do Brasil, segundo IBGE

Em meio ao contraste entre a rica biodiversidade da Amazônia Legal e os baixos índices…