• Home
  • Economia
  • Autoridade do BCE vê pouco impacto inflacionário por tarifas dos EUA

Autoridade do BCE vê pouco impacto inflacionário por tarifas dos EUA

É provável que as tarifas mais altas dos EUA sobre as exportações europeias tenham pouco efeito sobre a inflação da zona do euro, disse uma autoridade do Banco Central Europeu, acrescentando que o principal risco continua sendo o de a inflação de médio prazo cair abaixo de 2%.

No texto de um discurso preparado para a conferência financeira anual da Assiom-Forex, na Itália, Fabio Panetta, membro do Conselho do BCE, disse que a principal ameaça inflacionária vem dos mercados de energia, onde os preços, especialmente os do gás natural, estão subindo em meio a uma maior volatilidade, o que justifica um monitoramento rigoroso.

Entretanto, “de modo geral, os indicadores disponíveis parecem sugerir que o risco predominante continua sendo a queda da inflação para menos de 2% no médio prazo”, disse ele, que é presidente do banco central da Itália.

Um possível enfraquecimento do euro em resposta à introdução de tarifas mais altas dos EUA e qualquer retaliação da Europa, disse Panetta, seria contrabalançado por uma desaceleração da economia global e pelo desvio, promovido pela China, de produtos atingidos pelas tarifas para os mercados europeus.

“De acordo com nossas estimativas, o efeito líquido das tarifas sobre a inflação seria limitado, se não ligeiramente negativo”, disse ele.

A implementação total das tarifas anunciadas antes da eleição dos EUA, seguida de medidas retaliatórias, reduziria em 1,5 ponto percentual o crescimento econômico global, disse Panetta.

“Para a zona do euro, o impacto seria mais limitado — cerca de meio ponto percentual — mas a Alemanha e a Itália seriam mais afetadas devido a seus fortes laços comerciais com os Estados Unidos”, acrescentou.

Frutas lideram alta de preços dos alimentos; veja quais mais subiram

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Assistência Social de Cuiabá alerta que CRAS não realiza cadastros ou atualizações por telefone

Assistência Social de Cuiabá alerta que CRAS não realiza cadastros ou atualizações por telefone –…

Prefeitura de Cuiabá convoca 42 aprovados em seletivo da educação; veja regras para a posse

Prefeitura de Cuiabá convoca 42 aprovados em seletivo da educação; veja regras para a posse…

número de mortes em 2025 quase se iguala a 2024

O número de feminicídio em Mato Grosso em 2025 já se aproximam do total registrado…