O surfe do Rio de Janeiro, conhecido nacional e internacionalmente, vai ganhar uma importante adição nos próximos anos. As primeiras piscinas de ondas do estado já estão em fase de contrução em Mangaratiba e Búzios e serão inauguradas em 2026.
As estruturas prometem oferecer a ondas mais extensas do Hemisfério Sul. Vale lembrar que as piscinas de ondas já estão incorporadas ao circuito mundial, com etapas no Surf Ranch, na Califórnia, e também em Abu Dhabi, que tem a maior piscina de ondas do mundo. As duas são de propriedade do multicampeão Kelly Slater.
As piscinas vão funcionar com a tecnologia Endless Surf, a mesma usada nos parques da Disney World, combinando precisão no movimento das ondas e potência contínua. O formato da piscina permite a criação de ondas simultâneas para os dois lados, com capacidade para gerar até 700 ondas por hora.
O projeto é da Brasil Surfe Clube, que pretende construir clubes pensados especificamente para o surfe, com infraestrutura exclusiva para a prática do esporte.