• Home
  • Economia
  • Magalu passará por revolução e focará em inteligência artificial, diz CEO

Magalu passará por revolução e focará em inteligência artificial, diz CEO

Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, falou à CNN sobre o plano estratégico para mudar o modus operandi de uma das maiores empresas do varejo brasileiro através da inteligência artificial.

Na oitava edição do Prêmio Canaltech, sediado na Arena Magalu em São Paulo nesta quinta-feira (20), Trajano diz que próximo ciclo estratégico da empresa em 2026 “certamente vai passar por uma tecnologia absolutamente disruptiva que eu só vi em alguns momentos em toda a minha carreira no Magazine Luiza, um nível de disrupção como esse que é a IA“.

Um dos principais projetos liderados pelo executivo é o aprimoramento da Lu, a personagem de inteligência artificial da empresa, criada em 2004 por ele.

 

“Eu vejo que no futuro a jornada de compras do e-commerce vai passar por uma jornada de IA, que eu chamo de AI-commerce, assim como nós tivemos o e-commerce e o mobile-commerce. Principalmente, vai ser mais conversacional e vai passar necessariamente por um agente de IA, e nós já temos isso, que é a Lu. Muitos dos nossos investimentos estão em tornar o cérebro da Lu mais poderoso.”

Outro produto chave para o Magazine Luiza é o Magalu Cloud, uma plataforma de armazenamento em nuvem inicialmente criada para acomodar as operações da empresa com um sistema próprio que permitiu à Frederico Trajano economizar com empresas de nuvens terceirizadas e dolarizadas.

O projeto ainda traz lucros, uma vez que o Magalu passa agora a vender o serviço de armazenamento em nuvem para outras empresas no Brasil – já são cerca de 300 empresas clientes, segundo o CEO. Hoje, 40% das operações do Magalu já são acomodadas no Magalu Cloud.

Além do varejo

Trajano, um dos principais responsáveis pela digitalização do Magazine Luiza, falou sobre a importância de aderir meios de comunicação para criação de conteúdo, como o site Canaltech.

“Acho que nesse mundo digital, conteúdo é fundamental por vários aspectos, entre eles garantir audiência, receitas publicitárias que vêm da audiência gerada por conteúdo”, justifica.

Sobre o Prêmio Canaltech, mais um dos investimentos do Magalu, Trajano considera estratégico trazer uma curadoria sobre quais são os produtos mais interessantes no mercado de tecnologia em meio a tantas opções, para que consumidor “tenha apoio”, e também enxergue o setor tech brasileiro mais valorizado.

Competem as principais marcas e nomes do mercado de tecnologia do país, como Apple, Huawei, Xiaomi, Asus, Intel, Tim, Vivo, Claro e JBL, Dell, Acer, LG, TCL, e HP, entre outras gigantes do setor.

O público pode decidir a premiação de 18 categorias através de votação online. Outras 17 categorias são escolhidas como vencedoras por um júri técnico composto por jornalistas, influenciadores e empresários, todos envolvidos em áreas tech.

Ainda na onda de diversificação de investimentos e aquisições, Trajano passou a administrar uma instituição de pagamentos, a Hub Fintech, transformada posteriormente no MagaluPay.

O Magalu recebeu do Banco Central (BC) a licença para criar uma financeira, com capital social de R$ 40 milhões. Agora sob o status de sociedade financeira de crédito, a nova empresa ampliou o leque de opções de atuação.

“Foi um processo de mais de 14 meses de aprovação. Estamos felizes, e certamente será um dos veículos importantes para o crescimento da nossa operação financeira no futuro”, destaca o CEO.

Entenda como novo avião da Airbus pode transformar mapa aéreo do mundo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Projeto digital de segurança em Mato Grosso contra incêndio dá mais agilidade na emissão de alvarás

Projeto digital de segurança em Mato Grosso contra incêndio dá mais agilidade na emissão de…

Tio de deputado é esfaqueado em assalto em Cuiabá e aguarda UTI

Dorismar Vaz Guimarães, de 69 anos, tio do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), foi atacado,…

Como Previ foi de histórico de superávit a rombo que preocupa o mercado

Após entregar resultados positivos nos fechamentos de 2022 e 2023, a Caixa de Previdência dos…