• Home
  • Esportes
  • Zona de rebaixamento da Premier League tem apenas clubes recém-promovidos

Zona de rebaixamento da Premier League tem apenas clubes recém-promovidos

A volta do Southampton à Premier League tem sido desastrosa, colocando o clube na rota para se tornar o pior time da história da competição.

Enquanto os outros dois times promovidos na última temporada – Leicester e Ipswich Town – apresentam desempenho ligeiramente melhor, a tendência preocupante de clubes recém-promovidos não conseguirem se manter na elite se acentua.

Com apenas nove pontos em 27 jogos, o Southampton parece condenado ao rebaixamento. Seu único objetivo agora é evitar ultrapassar a marca negativa do Derby County, que somou apenas 11 pontos na temporada 2007-08.

Já Leicester e Ipswich, ambos com 17 pontos, ainda sonham com a permanência, mas estão cinco atrás do Wolverhampton, 17º colocado e em situação bem mais confortável.

Caso o trio de promovidos seja rebaixado, será a segunda temporada consecutiva em que todos os clubes que subiram retornam imediatamente à Championship. No último ano, Sheffield United, Burnley e Luton Town foram rebaixados, apesar das punições com perda de pontos aplicadas a Nottingham Forest e Everton.

Desde a temporada 1997-98 até o último ano, pelo menos um dos promovidos conseguia escapar da degola. No entanto, a disparidade entre a Championship e a Premier League está se tornando cada vez maior. Se a atual lanterna se concretizar, 10 dos últimos 15 clubes promovidos terão sido rebaixados na temporada seguinte.

Na temporada 2020-21, dois dos três promovidos caíram, cenário repetido no ano seguinte. A exceção foi 2022-23, quando Fulham, Bournemouth e Nottingham Forest conseguiram se manter e continuam a crescer na elite.

Já na temporada passada, os três clubes que subiram somaram, juntos, menos de 0,6 ponto por jogo, com o Luton registrando a pior pontuação já vista por um 18º colocado na história da Premier League (26 pontos).

Temporada atual

O desempenho dos três últimos colocados nesta temporada é ainda pior e caminha para um recorde negativo. O Southampton não venceu nenhuma das nove primeiras partidas, enquanto o Ipswich ficou 10 jogos sem triunfar. Já o Leicester começou bem, mas sofreu uma queda vertiginosa e perdeu 10 dos últimos 11 confrontos.

A falta de recursos também pesa. Segundo o site especializado Transfermarkt, Southampton, Ipswich e Leicester possuem os elencos de menor valor da liga. O Ipswich, por exemplo, gastou cerca de 11 milhões de libras (cerca de R$ 80 milhões) em salários na temporada de acesso – valor inferior ao que Erling Haaland recebe anualmente no Manchester City.

Além disso, as regras de lucro e sustentabilidade da liga tornam arriscado um grande investimento em contratações.

“O Nottingham Forest gastou pesado quando subiu e acabou sendo punido com perda de pontos”, afirmou Dan Plumley, especialista em finanças do futebol da Universidade Sheffield Hallam. “Os clubes promovidos sempre têm escolhas, mas investir muito é sempre um risco, pois mesmo gastando o mesmo que os times da parte inferior da tabela, a adaptação à liga pode ser difícil”.

A tabela atual reflete esse desafio: enquanto clubes como Nottingham Forest, Bournemouth, Brighton, Fulham e Brentford consolidam suas posições na elite, os promovidos sofrem para se adaptar taticamente e financeiramente.

Russell Martin, treinador que levou o Southampton de volta à Premier League, foi elogiado por seu estilo ofensivo, mas sua falta de pragmatismo na elite se mostrou um erro fatal e resultou em sua demissão.

Ainda assim, há esperança. Sheffield United e Burnley têm boas chances de retornar à Premier League na próxima temporada, e o Leeds United, rebaixado em 2023, lidera a Championship. Caso subam, esses clubes buscarão seguir o exemplo de Brentford e Brighton, que deixaram de ser “times ioiô” para se estabelecerem na elite do futebol inglês.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Dólar perde força no mundo repercutindo críticas de Trump a Powell

O dólar perde força frente a uma série de moedas ao redor do mundo nesta…

Flamengo enfrentará Botafogo-PB em São Luís pela Copa do Brasil; entenda

O Flamengo vai voltar para São Luís! Após protestos da torcida por conta dos altos…

Lucas do Rio Verde se destaca entre as cidades mais arborizadas do Brasil, segundo IBGE

Em meio ao contraste entre a rica biodiversidade da Amazônia Legal e os baixos índices…