O promotor de Justiça Deosdete Cruz Junior, de 44 anos, foi nomeado, nesta quinta-feira (27) para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJMT). A nomeação foi feita pelo governador Mauro Mendes (UB).
Deosdete foi o mais votado na lista tríplice enviada pelo presidente do TJ, José Zuquim, com 32 votos. A nomeação já foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
No entanto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, após pedido do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB), Emanuelzinho, determinou que a Procuradoria-Geral do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), se manifeste, em até 72 horas, sobre a escolha de Deosdete Cruz Júnior para desembargador.
Caso a nomeação seja mantida, Deosdete vai ocupar a vaga pelo quinto constitucional do Ministério Público do Estado, após a aposentadoria do desembargador Guiomar Teodoro Borges, no início de fevereiro.
Também faziam parte da lista tríplice o procurador Marcelo Caetano Vacchiano, que obteve 30 votos, e o promotor Milton Pereira Merquiades, com 21 votos.

Histórico
Deosdete é natural do Paraná, formado em Direito pela Universidade de Cuiabá (antiga Unic). Foi aprovado em 1º lugar no concurso de ingresso do MPMT e tomou posse em abril de 2005.
Antes de assumir o cargo de promotor de justiça, exerceu o cargo efetivo de analista jurídico do MPMT. É titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande (Patrimônio Público) desde 2015, tendo atuado nas Promotorias de Dom Aquino, Juscimeira, Guiratinga, Itiquira, Rondonópolis, Comodoro, Nova Mutum e Tangará da Serra.
Deosdete ocupou por dois anos o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso.
-
Como escolher o melhor consórcio de imóveis: cuidados e dicas importantes
-
Fraude em cargos? Advogada denuncia diplomas falsos em Várzea Grande