• Home
  • Política
  • Alems tem novo corregedor e deputado condenado por jogo do bicho reaparece

Alems tem novo corregedor e deputado condenado por jogo do bicho reaparece

Junior Mochi (MDB) é o novo corregedor da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). A nomeação foi sugerida em consenso por todos os líderes da Casa de Leis e anunciada nesta quarta-feira (12). Em entrevista, o emedebista falou sobre o caso de Jamilson Name (PSDB), deputado condenado à prisão por envolvimento no jogo do bicho.

Deputados Junior Mochi (MDB) e Jamilson Name (PSDB) durante sessão da Alems nesta quarta-feira (Foto: Marcus Vinnicius)

Jamilson foi condenado no dia 20 de fevereiro a 8 anos e 26 dias de prisão no regime semiaberto por lavagem de dinheiro e organização criminosa, crimes investigados na 6ª fase da Operação Omertà. Depois disso, não foi mais visto nas sessões da Assembleia. Foram quatro faltas até esta quarta-feira (12), quando voltou a aparecer.

Apesar do retorno às sessões, nem o deputado nem a assessoria de comunicação dele se manifestaram sobre a condenação.

  1. Jamilson Name: condenado por jogo do bicho “some” da Assembleia

  2. Condenado em processo da Omertà, futuro de Jamilson Name na Alems é incerto

Justamente por isso, a primeira pergunta feita ao novo corregedor da Alems foi sobre os próximos passos em relação a Jamilson Name, já que na sentença o juiz também determinou que a Assembleia Legislativa fosse notificada para tomar providências.

Em resposta, Junior Mochi afirmou que o caso ainda tramita na Justiça e que, enquanto isso, nada pode ser feito pela Casa de Leis.

“A casa só vai tomar uma providência no momento em que tiver uma sentença transitada em julgado, a própria Constituição garante ao cidadão a presunção de inocência. Como está tramitando na Justiça, não cabe a nós aqui penalizarmos o parlamentar enquanto isso não tiver uma definição”.

Em relação às faltas, quatro sessões ao todo, Junior Mochi deu a entender que o deputado também não será responsabilizado.

“Para mim, como corregedor, vale a partir do momento em que eu for indicado tomar qualquer providência nesse sentido. Então, como eu não recebi nada e também não sou eu que controlo as faltas, essas questões têm, que obviamente, de alguma forma, ser apresentadas e chegar à corregedoria. A corregedoria não vai andar pela Casa para falar o que está certo ou está errado”.

Deputado Jamilson Name (PSDB) durante sessão da Assembleia Legislativa de MS nesta quarta-feira, 12 de março de 2025 (Foto: Marcus Vinnicius)
Deputado Jamilson Name (PSDB) durante sessão da Assembleia Legislativa de MS (Foto: Marcus Vinnicius)

Segundo Junior Mochi, cabe ao corregedor da Assembleia manter a ordem, decoro e disciplina na Casa, apurar denúncias contra os parlamentares e zelar pela “imagem e bom nome da Assembleia Legislativa”.

Troca na Corregedoria da Alems

Antes de Mochi, o corregedor da Alems era Neno Razuk (PL), que assim como Jamilson, foi alvo de investigação por envolvimento no jogo do bicho em Campo Grande. O caso ainda está em análise pela Justiça.

O deputado Coronel David (PL) continua como corregedor substituto da Alems.

Deputado Junior Mochi (MDB) durante entrevista na Assembleia Legislativa de MS nesta quarta-feira, 12 de março de 2025 (Foto: Marcus Vinnicius)
Deputado Junior Mochi (MDB) durante entrevista na Assembleia Legislativa de MS (Foto: Marcus Vinnicius)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Série A: quarteto completa 11 rodadas seguidas no Z-4 e luta para evitar marca inédita

Juntos na zona de rebaixamento desde a 18ª rodada, Vitória, Fortaleza, Juventude e Sport buscam…

Propostas de Mato Grosso para a COP 30 serão discutidas em audiência na ALMT

Propostas de Mato Grosso para a COP 30 serão discutidas em audiência na ALMT –…

Senado promove debate em MT sobre propostas ambientais para a COP 30

Integrantes da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal participam, nesta segunda-feira (20), de…