• Home
  • Esportes
  • Brasileirão pode ter menos clubes rebaixados a partir de 2027; entenda

Brasileirão pode ter menos clubes rebaixados a partir de 2027; entenda

A discussão sobre a redução do número de rebaixados no Campeonato Brasileiro ganhou força nos bastidores do futebol nacional. Durante o Conselho Técnico da CBF, realizado na última terça-feira (11), os clubes debateram a possibilidade de diminuir de quatro para três as equipes que caem da Série A para a Série B. A informação foi divulgada pelo ge.

A proposta será analisada pelo Conselho Nacional de Clubes (CNC), órgão criado para debater e sugerir mudanças no futebol brasileiro. Caso aprovada, a nova regra só entraria em vigor a partir de 2027, garantindo tempo para planejamento e adaptação das equipes envolvidas.

Justificativas e impacto no calendário

O principal argumento dos defensores da mudança é a alta taxa de rebaixamento no atual formato, que atinge 20% dos clubes participantes da Série A. A ideia de reduzir esse percentual visa tornar a competição mais estável para os times, evitando oscilações bruscas de divisão, o que pode impactar financeiramente e estruturalmente as equipes.

No entanto, caso a alteração seja implementada, ela afetaria diretamente todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Com apenas três clubes caindo da elite, o mesmo número subiria da Série B, o que, consequentemente, reduziria também os acessos e rebaixamentos nas Séries C e D.

Isso poderia diminuir as oportunidades para equipes emergentes que buscam ascender no cenário nacional.

Possível redução de estrangeiros

Além da discussão sobre o rebaixamento, outra pauta levantada no Conselho Técnico foi a possibilidade de reduzir o número de estrangeiros permitidos por partida. Atualmente, os clubes podem ter até nove jogadores estrangeiros em seus plantéis, mas a proposta é que esse limite seja reduzido para seis atletas.

A mudança, caso aprovada, também só entraria em vigor em 2027, respeitando os contratos já vigentes dos mais de 130 jogadores estrangeiros que atuam na Série A. Existe ainda a possibilidade de uma redução gradual para que os clubes possam se adaptar sem grandes prejuízos.

Próximos passos

O CNC, presidido por Marcelo Paz, do Fortaleza, terá reuniões mensais na sede da CBF para discutir a viabilidade da proposta. Os indicados do conselho são: Flamengo, Fluminense, Internacional, São Paulo, Vasco e Fortaleza, além do Palmeiras, convidado.

Além disso, os clubes da Série B de 2025 também realizarão um conselho técnico na CBF nesta sexta-feira (14), onde elegerão seus representantes para o CNC e poderão opinar sobre a proposta de reestruturação do rebaixamento.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

EUA sinalizam isenção de tarifas para produtos não cultivados no país

Os Estados Unidos sinalizaram tarifa zero para produtos que não são cultivados pelos americanos. A…

Prefeito lança campanha “Cuiabá Sem Queimadas” com foco na fiscalização e repressão

Prefeito lança campanha “Cuiabá Sem Queimadas” com foco na fiscalização e repressão – CenárioMT …

Empossado em abril, secretário de Educação pede exoneração em Várzea Grande

O professor Cleiton Marino Santana, pediu para deixar o cargo de Secretário Municipal de Educação…