• Home
  • Economia
  • Inflação elevada impacta desempenho do setor de turismo em janeiro, diz CNC

Inflação elevada impacta desempenho do setor de turismo em janeiro, diz CNC

A alta dos preços tem impactado o desempenho do setor de turismo no início de 2025, segundo aponta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Atividades ligadas ao setor registraram quedas em janeiro, como o transporte aéreo (-13,3%) e os serviços de alojamento e alimentação (-3%), revertendo as projeções otimistas do fim do ano passado.

A análise da CNC foi feita com base nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de janeiro de 2025.

Segundo a confederação, o desempenho negativo está atrelado, em grande medida, ao aumento expressivo dos custos no setor. Nos três meses encerrados em janeiro, o setor turístico teve um reajuste acumulado de 12%, impactando diretamente a demanda.

Somente em janeiro, o preço das passagens aéreas tiveram um aumento de 10,4%, acompanhado pela alimentação fora do domicílio, que subiu 0,67% no mês, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para a CNC, os próximos meses serão decisivos para entender se a queda registrada no período é apenas um ajuste pontual da demanda após o aumento de preços ou se reflete uma revisão de tendência no setor turístico.

“O turismo vinha em uma curva ascendente desde a retomada pós-pandemia, mas o cenário macroeconômico adverso, com juros elevados e inflação pressionando o orçamento das famílias, pode levar a um período de menor crescimento”, avalia João Vitor Gonçalves, economista da CNC.

Segundo a confederação, a expectativa é que o segmento volte a subir e apresente um crescimento de 0,89% em fevereiro.

Cápsula de café, t-bone e massa italiana: o que ficará mais barato

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Romeu volta ao Southampton: 'Sinto-me com sorte'

PLAYER_LINK retornou ao 90 após três temporadas na Espanha. O meia assinou contrato até o final…

Operação Tolerância Zero prende quatro em Cuiabá

Operação Tolerância Zero prende quatro em Cuiabá – CenárioMT Lucas do…

Para conter gastos, Prefeitura decreta 10 dias de recesso

As repartições públicas de Campo Grande vão parar por 10 dias no fim do ano.…