• Home
  • Economia
  • “Pouso suave“ do Fed se torna mais difícil após recentes dados dos EUA

“Pouso suave“ do Fed se torna mais difícil após recentes dados dos EUA

A trajetória do Federal Reserve para um pouso suave, aparentemente já definido, e que já foi perturbado pela chegada do governo Trump, pode estar se tornando ainda mais complicada conforme evidências de cautela do consumidor norte-americano em relação aos gastos começam a se alinhar com novos riscos inflacionários e outro salto nas expectativas de inflação.

Os dados de gastos do consumidor e de inflação de fevereiro acentuaram essa questão, com gastos próximos de zero, quando ajustados pela inflação, e um indicador importante da alta dos preços aumentando.

Após a divulgação dos dados, economistas do Goldman Sachs reduziram sua previsão de crescimento para o primeiro trimestre quase pela metade, de 1% para 0,6%.

Para o Fed, isso pode indicar o surgimento do pior dos dois mundos, com uma possível desaceleração do crescimento, preços mais altos e as empresas talvez contemplando mais choques à medida que os novos impostos do presidente Donald Trump sobre as importações forem implementados.

Em segundo plano: as expectativas dos consumidores em relação à inflação estão subindo, enquanto os preços baseados no mercado para os Tips (títulos protegidos da inflação) mostram que a perspectiva para a inflação daqui a dez anos também está subindo.

Esses números são observados de perto pelo Fed e, talvez, tenham ainda mais probabilidade de deixar autoridades nervosas quanto ao seu controle sobre a inflação e menos propensos a reduzir a taxa de juros.

A última pesquisa de consumidores da Universidade de Michigan mostrou que as expectativas de inflação de longo prazo ultrapassaram 4% em março, o dobro da meta do Fed.

Autoridades do Fed começaram a observar a possível tensão que pode surgir entre suas metas de manter a inflação estável e o nível de pleno emprego. Embora seja confortável esperar mais tempo para que a inflação caia e, ao mesmo tempo, manter a taxa básica atual inalterada, uma alta constante nas expectativas de inflação pode mudar a tendência e colocar os aumentos dos juros novamente em jogo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Neymar rebate Craque Neto após ser detonado em programa de TV

Após participar da transmissão de uma partida de seu time na “Kings League”, campeonato de…

Tarifa de energia em Mato Grosso terá reajuste em Abril

Tarifa de energia em Mato Grosso terá reajuste em Abril – CenárioMT …

Excesso de protecionismo brasileiro incomoda os EUA, diz Lucas Ferraz ao WW

O Brasil está na mira dos Estados Unidos em relação a possíveis tarifas comerciais, apesar…