• Home
  • Economia
  • China anuncia tarifas de 34% aos EUA em retaliação a Trump

China anuncia tarifas de 34% aos EUA em retaliação a Trump

A China informou nesta sexta-feira (4) que vai impor tarifas recíprocas de 34% sobre todas as importações dos Estados Unidos a partir de 10 de abril, cumprindo a promessa de contra-atacar depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, intensificou a guerra comercial global.

Na quarta-feira, Trump anunciou que os EUA estabeleceram tarifas de 34% sobre todas as importações de produtos chineses -medida que deve ocasionar mudar a relação entre os países e piorar a tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo.

“Essa prática dos EUA não está de acordo com as regras do comércio internacional, prejudica seriamente os direitos e interesses legítimos da China e é uma prática típica de intimidação unilateral”, disse a Comissão de Tarifas do Conselho de Estado da China, em comunicado.

Desde que retornou ao poder em janeiro, Trump já havia anunciado duas parcelas de 10% de taxas adicionais sobre todas as importações chinesas, o que a Casa Branca disse ser necessário para conter o fluxo de fentanil ilícito do país para os EUA. Na prática, isso significa que as tarifas a produtos chineses chegam a 54%.

A taxação total de 54% é maior do que os analistas esperavam e pode ter impacto de cerca de meio trilhão de dólares em comércio entre as duas economias após décadas de interdependência.

Como parte das medidas retaliatórias anunciadas na sexta-feira, a China também adicionou 11 empresas americanas à sua “lista de entidades não confiáveis”, incluindo fabricantes de drones, e colocou controles de exportação em 16 empresas americanas para proibir a exportação de itens chineses de dupla utilização.

O Ministério do Comércio também anunciou investigações antidumping sobre tubos de raios X importados dos Estados Unidos e da Índia.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mulher é morta a facada pelo namorado na casa onde filho dormia

Uma mulher, de 41 anos, identificada como Ivone Barbosa da Costa Nantes, foi morta a…

Vemos disposição do Brasil e EUA em ouvir empresários, diz CEO da Amcham

Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil, ressaltou ao Capital Insights que a função da maior…

“Cara de pobre“: mulher de Thiago Silva é xingada e rebate nas redes

A influenciadora digital, Belle Silva, que é casada com o jogador do Fluminense, Thiago Silva,…