• Home
  • Economia
  • Payroll: criação de vagas de emprego nos EUA supera expectativas em março

Payroll: criação de vagas de emprego nos EUA supera expectativas em março

A economia dos Estados Unidos criou muito mais empregos do que o esperado em março, mas as tarifas de importação do presidente Donald Trump podem testar a resiliência do mercado de trabalho nos próximos meses em meio à queda da confiança dos empresários e à liquidação do mercado acionário.

Foram abertas 228.000 vagas de emprego fora do setor agrícola no mês passado, após criação revisada para baixo de 117.000 em fevereiro, informou o Departamento do Trabalho em seu relatório de emprego nesta sexta-feira (4).

Economistas consultados pela Reuters previam 135.000 postos de trabalho, depois de 151.000 empregos relatados anteriormente em fevereiro. As estimativas variavam de 50.000 a 185.000.

A taxa de desemprego subiu de 4,1% em fevereiro para 4,2%. O mercado de trabalho está sendo sustentado por demissões baixas, gerando sólidos ganhos salariais que estão ajudando a sustentar a expansão econômica.

Mas as empresas têm hesitado em contratar devido a uma política comercial incerta. Essa cautela pode dar lugar a cortes de pessoal depois que Trump revelou na quarta-feira uma tarifa mínima de 10% sobre a maioria dos produtos importados pelos EUA, desencadeando ameaças de retaliação e abalando os mercados financeiros globais.

Economistas estimam que as tarifas de importação de Trump aumentaram a taxa tarifária efetiva do país para o nível mais alto em mais de um século. Eles alertaram para problemas nas cadeias de oferta e preços altos, culminando em demissões em massa à medida que os gastos das famílias e dos consumidores diminuem.

A ofensiva tarifária de Trump desde que retornou à Casa Branca já enervou as empresas, que haviam comemorado sua vitória eleitoral em novembro.

Dados e pesquisas de opinião sugeriram que a economia estagnou no primeiro trimestre devido à incerteza da política comercial e às tempestades de inverno.

As estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto para o primeiro trimestre estão abaixo de uma taxa anualizada de 0,5%, com grandes chances de uma contração. Economistas não descartam a possibilidade de uma recessão nos próximos 12 meses.

Eles esperam que os efeitos das tarifas recíprocas possam se tornar evidentes já no relatório de emprego de abril.

O mercado financeiro espera que o Federal Reserve retome o corte da taxa de juros até junho, após interromper o ciclo de afrouxamento de sua política monetária em janeiro.

No mês passado, as autoridades do banco central dos EUA projetaram dois cortes. A taxa básica de juros do Fed está atualmente na faixa de 4,25% a 4,50%.

Veja quem são os bilionários brasileiros mais ricos segundo a Forbes

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

CNN Talks – Especial CNN Money recebe Haddad, Hugo e Lira em Brasília

O evento “CNN Money – Pulso Econômico: As Novas Regras do Jogo” que será realizado…

Cunhada de Bruno Henrique relata ameaças do marido por dinheiro de apostas

Indiciada pela Polícia Federal por envolvimento em um suposto esquema de fraude em competições esportivas,…

Suspeito de envolvimento na execução de candidato a vereador em Mato Grosso é preso com carro da vítima

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu nesta quinta-feira (17) o segundo suspeito de envolvimento…