• Home
  • Política
  • Raoni alerta Lula sobre riscos do petróleo na Amazônia e reforça pedido por demarcação

Raoni alerta Lula sobre riscos do petróleo na Amazônia e reforça pedido por demarcação

Na visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Aldeia Piaraçu, no Parque Nacional do Xingu, nesta sexta-feira (4), o cacique Raoni Metuktire fez um apelo direto ao chefe do Executivo: que o governo não autorize a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas e avance com a proteção do território indígena do Alto Xingu.

O líder criticou a repetição de erros passados e pediu medidas concretas para garantir a integridade das terras indígenas às futuras gerações.

“Eu tô sabendo que na foz do Rio Amazonas o senhor tá pensando lá no petróleo que tem embaixo do mar. Eu penso que não”, disse.

Raoni alertou sobre os impactos da atividade petrolífera no equilíbrio ambiental e também fez uma referência à sua espiritualidade como pajé.

“Essas coisas da forma que estão garante que a gente tenha o meio ambiente, a terra com menos poluição e menos aquecimento. Eu sou pajé também e tive contato com os espíritos. Eles sabem do risco que a gente corre se continuar destruindo. Vamos ter consequências muito grandes que não vamos conseguir parar”, afirmou.

WhatsApp Image 2025 04 04 at 15.15.47

Em outro momento do discurso, o cacique fez um apelo por medidas de proteção ao território do Alto Xingu, criticando a lentidão do governo em atender a demandas antigas.

“Desde a posse, eu falei com o presidente e fiz uma cobrança pra ele, pra ele não repetir alguns erros da gestão anterior. Cadê o Tapi? Cadê o Alto Xingu?. Eu tô cobrando que ele faça uma reaviventação, uma nova limpeza no limite da nossa terra, pra garantir o limite físico, pra proteger nossos filhos, nossos netos”, declarou.

WhatsApp Image 2025 04 04 at 15.22.37

A fala ocorreu durante cerimônia em que Lula entregou a Raoni a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, uma das maiores honrarias do país, em reconhecimento pelos serviços prestados à defesa dos direitos indígenas e da Amazônia. Apesar da homenagem, Raoni destacou que sua luta vai além de medalhas e reconhecimentos.

“Pelo que eu falo com vocês, povos indígenas, parece que vocês não acreditam ou não consideram o que eu falo. Mas desde jovem eu lutei pelo nosso povo, pelas nossas terras. É só isso que eu fiz até hoje”, disse.

WhatsApp Image 2025 04 04 at 15.22.06 1

Mesmo com críticas, o cacique celebrou a ida de Lula à aldeia após três convites diretos.

“Eu estive pessoalmente com o presidente Lula, convidei ele três vezes. Ele disse que viria e não veio. Agora ele está aqui. Recebemos ele. Quero que eu e o senhor façamos um trabalho que beneficie os povos indígenas do Brasil. Assim eu penso”, contou.

Essa foi a primeira agenda oficial de Lula em Mato Grosso neste ano. Além da homenagem, o governo anunciou R$ 14 milhões em investimentos para segurança alimentar e geração de renda em comunidades indígenas, com ações desenvolvidas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), beneficiando inicialmente as etnias Xavante e Tapirapé.

  1. Lula se encontra com Cacique Raoni e lideranças indígenas no Xingu nesta 6ª

  2. Angelina Jolie visita aldeia indígena em MT e se encontra com Cacique Raoni

  3. Lula visita aldeia no Xingu e se reúne com Cacique Raoni e lideranças indígenas

  4. Lula em MT: veja agenda prevista do presidente no estado

  5. Lula e Bolsonaro estarão em MT no mesmo mês em agendas antagônicas

  6. Lula homenageia Cacique Raoni em aldeia do Xingu com maior honraria do país

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mulher assassinada em Sinop era do Acre e estava há uma semana em MT

Manuela Rodrigues França, de 31 anos, foi encontrada morta com marcas de tiro na cabeça…

3 são presos em Sinop por morte de jovem que teve corpo transportado em picape

Três suspeitos de envolvimento na morte de Oseias da Silva Fross, de 25 anos, assassinado…

Taxas do Indea agora exigem CPF ou CNPJ de estabelecimentos rurais

Taxas do Indea agora exigem CPF ou CNPJ de estabelecimentos rurais – CenárioMT …