• Home
  • Economia
  • China busca novos mercados após tarifas de Donald Trump

China busca novos mercados após tarifas de Donald Trump

A guerra comercial entre os Estados Unidos e seus principais aliados ganhou ainda mais força nesta sexta-feira (4). O governo chinês anunciou uma série de medidas retaliatórias contra a economia americana.

A China anunciou uma tarifa de importação de 34% contra produtos americanos. A taxa é igual à imposta pelo presidente americano, Donald Trump, contra a economia chinesa durante o “tarifaço” da última quarta-feira (2).

Pequim também incluiu 11 empresas americanas em uma lista que, na prática, impede qualquer relação comercial com companhias chinesas. E limitou a venda de minerais raros essenciais para a indústria de tecnologia americana.

Por último, o governo chinês anunciou que vai denunciar o tarifaço de Donald Trump à Organização Mundial do Comércio. Apesar da representação, a entidade está paralisada desde o primeiro mandato do republicano.

A China é o segundo maior parceiro comercial dos Estados Unidos. Só no ano passado, empresas chinesas venderam cerca de 420 bilhões de dólares aos americanos. E importaram 140 bilhões dos Estados Unidos.

Trump, por outro lado, afirmou que a decisão da China foi equivocada e que as autoridades do país “entraram em pânico” ao implementar as tarifas.

Com os portos americanos se fechando pro mundo, a expectativa é de que a indústria chinesa inunde outros países, numa tentativa de escoar a produção que o mercado interno não é capaz de absorver. O Citigroup estima que a guerra comercial deve ter um impacto negativo de até 2,4% só neste ano no PIB chinês.

Diante do impasse, a China agora tenta ampliar os laços comerciais com a Europa, apesar da resistência dos líderes do continente por conta do apoio de Pequim à Rússia na guerra contra a Ucrânia.

A maior parte dos produtos, entretanto, deve ir para vizinhos asiáticos, América Latina e África, regiões em que a China já mantém um patamar elevado de investimento.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Man. United x Man. City: horário e onde assistir ao jogo da Premier League

Manchester United e Manchester City se enfrentam neste domingo (6), às 12h30 (de Brasília), em…

Exposição reúne faianças raras encontradas em escavações em Mato Grosso

Exposição reúne faianças raras encontradas em escavações em Mato Grosso – CenárioMT …

Grandes bancos privados discutem mudanças no FGC com Galípolo

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, se reuniu neste sábado (5) com dirigentes de…