• Home
  • Polícia
  • Entrega de alimentadores fortalece a apicultura em Lucas do Rio Verde

Entrega de alimentadores fortalece a apicultura em Lucas do Rio Verde

Com o objetivo de fortalecer a apicultura local e garantir melhores condições de desenvolvimento das colmeias, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde entregou nesta segunda-feira (7) cerca de 200 alimentadores a apicultores do município. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da prefeitura e visam oferecer suporte durante os períodos de baixa florada, quando há menor oferta de alimento natural para as abelhas.

De acordo com o secretário Felipe Palis, a ação integra uma série de políticas públicas voltadas à valorização da atividade, considerada promissora para o município. “A apicultura é uma frente que temos incentivado nos últimos anos. Hoje são mais de 27 apiários e 20 apicultores atuando em nossa região. Esses alimentadores ajudarão na manutenção dos enxames em períodos críticos, garantindo o equilíbrio dos apiários”, destacou.

WhatsApp Image 2025 04 07 at 14.20.33

Palis lembrou ainda que os apicultores do município recebem assistência técnica continuada por meio de uma parceria entre o Sindicato Rural e o Senar. “Temos acompanhado esse crescimento com muito entusiasmo, pois se trata de uma atividade sustentável, com potencial de gerar renda e preservar o meio ambiente”, reforçou.

O apicultor Nelson Kafer, comemorou a entrega. Com 24 anos dedicados à apicultura em Lucas do Rio Verde, ele recorda que o contato com abelhas começou ainda na adolescência, no Sul do país. “Com 15 anos já mexia com abelha. E desde que cheguei aqui, em dois meses, já coloquei caixa no mato. Para mim, nunca faltou mel”, contou com entusiasmo.

Apesar do momento não ser o mais forte da produção, devido à escassez do que ele chama de “erva quente” – nome popular dado a algumas espécies florais que produzem néctar em maior quantidade –, ele segue otimista. “Esse tipo de planta, quando está na florada, atrai muita abelha. Onde tem, o enxame está bonito de ver. Agora no mês que vem a gente começa a dividir os enxames grandes”, disse.

O técnico do Senar, Sidney Miranda, explicou a importância do uso correto dos alimentadores. “Eles são fundamentais na entre safra das floradas, especialmente em períodos de seca ou de chuva intensa. O alimento fornecido é apenas para o consumo imediato das abelhas, e não para armazenamento. Já durante a produção de mel, nenhuma alimentação externa é feita para não comprometer a qualidade”, explicou.

Miranda também ressaltou que Lucas do Rio Verde tem grande potencial para se tornar uma referência na produção de mel. “É uma região propícia, mas ainda precisamos avançar em aspectos como localização adequada dos apiários, registro no Indea e diálogo constante com os produtores rurais para evitar o uso de defensivos que prejudiquem as abelhas. A apicultura e a agricultura podem coexistir com responsabilidade e respeito ao meio ambiente”, concluiu.

A entrega dos alimentadores reforça o compromisso da gestão municipal com a diversificação das atividades no campo, promovendo sustentabilidade e novas oportunidades para os agricultores familiares e pequenos produtores de Lucas do Rio Verde.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vasco: CEO descarta São Januário, e jogo contra o Flamengo será no Maracanã

A novela terminou. O clássico entre Vasco e Flamengo, válido pela quinta rodada do Brasileirão,…

Raio causa incêndio em borracharia de cidade de Mato Grosso (vídeo)

Um raio que caiu em uma borracharia de Marcelândia, no interior de Mato Grosso, foi…

Justiça caça mandato de prefeito e vice em MS

Decisão proferida pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) cassou o mandato…