O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (8) que a China quer fechar um acordo com os EUA. A declaração ocorre após escalada da guerra comercial.
Na segunda-feira (7), o republicano disse que se a China não voltasse atrás com a tarifa retaliatória de 34% contra os EUA até às 13h (horário de Brasília), aplicaria uma tarifa adicional de 50% contra o país.
“A China também quer fazer um acordo, muito, mas eles não sabem como começar. Estamos esperando a ligação deles. Isso vai acontecer! DEUS ABENÇOE OS EUA”, escreveu Trump nesta terça.
A China se recusou a ceder ao que chamou de “chantagem” dos Estados Unidos enquanto a guerra comercial global desencadeada pelas tarifas do presidente Donald Trump mostra poucos sinais de redução nesta terça-feira, mesmo com a estabilização dos mercados acionários.
“A ameaça dos EUA de aumentar as tarifas contra a China é erro em cima de erro, expondo mais uma vez a natureza chantagista do lado norte-americano”, disse o Ministério do Comércio da China.
“Se os EUA insistirem em seguir seu caminho, a China lutará até o fim”.
A União Europeia propôs contra-tarifas próprias para a investida de Trump, que atingiu dezenas de países, fez com que os mercados financeiros entrassem em parafuso e alimentou as expectativas de que a economia global pode estar caminhando para uma recessão.