• Home
  • Polícia
  • Governo vai à justiça contra mercadinhos em presídios de Mato Grosso

Governo vai à justiça contra mercadinhos em presídios de Mato Grosso

O funcionamento de mercados dentro dos presídios de Mato Grosso se tornou motivo de divergência entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. O governador Mauro Mendes anunciou que acionará a Justiça contra a decisão dos deputados estaduais de derrubar o veto ao artigo de um projeto de Lei que permite a instalação desses comércios nas unidades prisionais.

O Executivo estadual argumenta que a permissão para os mercadinhos venderem produtos como chocolates, sorvetes e outros itens considerados não essenciais não encontra respaldo e pode gerar problemas de segurança e controle dentro do sistema prisional. O governo defende que já fornece os itens básicos de higiene e alimentação aos detentos.

Por outro lado, a Assembleia Legislativa, ao derrubar o veto governamental com a maioria dos votos, manteve a validade do artigo que flexibiliza a instalação dos mercadinhos, permitindo a comercialização de produtos e objetos não fornecidos pelo Estado.

A decisão do Legislativo abre caminho para que os mercados voltem a operar dentro dos presídios, enquanto o anúncio da judicialização por parte do Governo indica que a questão será decidida pelo Poder Judiciário. A discussão central gira em torno da adequação e dos possíveis impactos da presença desses comércios no ambiente carcerário.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Assistência Social de Cuiabá alerta que CRAS não realiza cadastros ou atualizações por telefone

Assistência Social de Cuiabá alerta que CRAS não realiza cadastros ou atualizações por telefone –…

Prefeitura de Cuiabá convoca 42 aprovados em seletivo da educação; veja regras para a posse

Prefeitura de Cuiabá convoca 42 aprovados em seletivo da educação; veja regras para a posse…

número de mortes em 2025 quase se iguala a 2024

O número de feminicídio em Mato Grosso em 2025 já se aproximam do total registrado…