• Home
  • Polícia
  • IFMT Lucas do Rio Verde inicia aulas do programa Partiu IF para estudantes do 9º ano da rede pública

IFMT Lucas do Rio Verde inicia aulas do programa Partiu IF para estudantes do 9º ano da rede pública

Com o objetivo de preparar estudantes do 9º ano da rede pública para o ingresso no Instituto Federal de Mato Grosso, o IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde realizou, nesta terça-feira (15), a Aula Inaugural do Partiu IF. O programa, criado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, oferece reforço escolar nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Em entrevista a CenarioMT, o diretor-geral do campus, professor João Vicente Neto, destacou a importância da iniciativa como uma porta de entrada para o ensino técnico de qualidade. “É um exame muito disputado, então eles saem na frente. Serão oito meses de aulas com o objetivo de qualificá-los para o processo seletivo. Além disso, vão conhecer o ambiente do IF, ter aulas práticas e entender o que é o curso Técnico em Biotecnologia”, explicou.

O programa atende, nesta fase inicial, 39 alunos selecionados por meio de edital, e as aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, divididas entre o IFMT e a Escola Olavo Bilac — parceria viabilizada com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, afirmou que o projeto chega para ampliar as possibilidades de acesso ao ensino técnico. “Essas aulas não só fortalecem o conteúdo para conclusão do 9º ano, mas também preparam para a avaliação do IFMT no fim do ano. É um ganho enorme para os nossos estudantes”, disse.

Já o professor Reginaldo Ribeiro, diretor do curso superior do campus, enfatizou a experiência imersiva que os alunos terão ao longo do programa. “Eles vão aprender mais sobre as disciplinas, mas também vão vivenciar o ambiente do IFMT, conhecer laboratórios, participar de atividades científicas. Queremos que eles se apaixonem pela biotecnologia, área promissora que já ofertamos aqui, e que poderão optar futuramente em cursos técnicos e superiores.”

O Partiu IF é mais uma das ações do IFMT Lucas do Rio Verde para aproximar o ensino público de qualidade da comunidade local, contribuindo para a formação de jovens e a valorização da educação como ferramenta de transformação social. Com altos índices de empregabilidade nos cursos técnicos (89%) e superiores (100%), segundo o próprio Instituto, o campus reforça seu papel como protagonista na formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

os desafios citados por Verruk

Entrevistado desta semana no Podcast Política de Primeira, o titular da Semadesc (Secretaria de Meio…

Mulher é esfaqueada ao tentar impedir roubo de televisão em Confresa

Mulher é esfaqueada ao tentar impedir roubo de televisão em Confresa – CenárioMT …

“É mais fácil o técnico apresentar soluções”, diz Verruk sobre ser candidato

Entrevistado desta semana no Podcast Política de Primeira, o titular da Semadesc (Secretaria de Meio…