Dados do Censo 2022 do IBGE revelam que Mato Grosso possui uma das menores proporções de moradores residindo em trechos de vias com pontos de ônibus ou vans, atingindo apenas 3,1% da população. Este percentual coloca o estado à frente somente de Tocantins (1,6%) e Amapá (2,4%), empatado com Maranhão e Pará.
A pesquisa de características urbanísticas do entorno dos domicílios também aponta para uma baixa presença de moradores em vias sinalizadas para bicicletas em Mato Grosso, com apenas 1,4% (41.742 pessoas). O estado ocupa a 16ª posição no ranking nacional para esta infraestrutura, liderado pelo Ceará (3,2%).
Os municípios mato-grossenses com os maiores percentuais de moradores próximos a ciclovias são Vera (8,4%), Lucas do Rio Verde (6,7%) e Canarana (6,3%). Já Nova Olímpia (0,03%), Vila Rica (0,04%) e Nova Xavantina (0,05%) registram os menores índices. A falta de infraestrutura cicloviária e a imprudência são apontadas como fatores contribuintes para acidentes envolvendo ciclistas no estado.
Por outro lado, o levantamento do IBGE mostra que Mato Grosso se destaca positivamente em outros aspectos da infraestrutura urbana. O estado figura como o 4º com a maior proporção de moradores em vias com rampa para cadeirantes (22,4%), ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul (41,1%), Paraná (37,3%) e Distrito Federal (30,4%).
Além disso, Mato Grosso está entre os 10 estados com maior cobertura de iluminação pública, alcançando 98,2% dos moradores em vias iluminadas, empatado com Paraíba e Ceará. No entanto, em relação a vias pavimentadas, o estado apresenta uma das 10 menores proporções (83,1%), com São Paulo liderando o ranking (96%) e Pará na última posição (69,3%).
Quanto à presença de arborização, 80,9% da população urbana de Mato Grosso reside próxima a áreas com árvores, enquanto 18,9% vive em locais sem arborização. Mato Grosso do Sul lidera este quesito (92,4%), e Sergipe tem a menor proporção (38,5%).
A pesquisa do IBGE, aplicada em mais de 340 mil setores censitários em todo o Brasil, incluindo áreas urbanas e rurais urbanizadas, visa fornecer dados detalhados sobre a infraestrutura das cidades brasileiras para auxiliar no planejamento urbano e na identificação de necessidades.