• Home
  • Esportes
  • Papa Francisco, torcedor fanático do San Lorenzo, foi um amante do futebol

Papa Francisco, torcedor fanático do San Lorenzo, foi um amante do futebol

O Papa Francisco, uma voz que reformulou a Igreja Católica, morreu aos 88 anos, segundo o Vaticano. A morte do papa foi anunciada na manhã desta segunda-feira (21), pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.

“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, disse um comunicado do camerlengo.

Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, sempre foi fã de futebol, em especial, do San Lorenzo. O clube de Buenos Aires é muito respeitado no Vaticano e era citado em algumas falas do pontífice.

Papa Francisco foi criado no bairro Flores, em Buenos Aires, mesmo local da origem do San Lorenzo, e sua paixão pelos Los Cuervos foi transmitida por seu pai, que sempre o levou para o El Gasómetro, estádio do clube, na época de sua infância.

Inclusive, em 2013, em uma carta enviada ao presidente do San Lorenzo, divulgada pelo site “Futebol Portenho”, o papa Francisco falou sobre o sentimento de relembrar esse momento da infância

“Ao ler suas palavras, estão vindo à minha memória belas lembranças, começando desde a minha infância. Seguia, aos dez anos, a gloriosa campanha de 1946. Aquele gol de Pontoni!”

O título argentino de 1946 marcou uma equipe histórica do San Lorenzo, que contava com nomes como Pontoni, Basso e Martino. Além da conquista nacional, a equipe portenha brilhou em uma excursão na Europa, obtendo vitórias importantes sobre as seleções da Espanha e de Portugal.

Fim da maldição na Libertadores

O Santo Padre também pôde presenciar a recente campanha histórica do clube. Em 2013, o San Lorenzo foi campeão argentino após amargar um jejum de seis anos sem título.

No ano seguinte, o time comandado por Edgardo Bauza conquistou o continente e superou a maldição de ser o único grande do futebol argentino sem um título da Libertadores, passando inclusive por Grêmio e Cruzeiro para chegar à final.

Francisco guardava as lembranças deste período de ouro com muito carinho. Ele chegou a receber o elenco do Ciclón ao lado da taça da Libertadores no Vaticano.

Encontros com Ronaldinho e Maradona

Desde que se tornou Papa, em 2013, o Sumo Pontífice sempre se encontrou com atletas. Entre eles, Messi, Maradona, Ronaldinho Gaúcho e Buffon. Os argentinos chegaram a falar sobre o encontro com o Santo Padre.

Posso dizer hoje que sou fã do Francisco, o primeiro fã do Francisco sou eu”, disse Maradona após o encontro. “O encontro foi curto, mas muito lindo”, comentou Messi.

Messi esteve na homenagem que a seleção da Argentina fez ao papa em 2013. Na ocasião, o time enfrentou a Itália em um amistoso e depois foi recebido por Francisco no salão Clementina, no Vaticano.

“We play for peace”

A campanha que, traduzida para o português, significa “Nós jogamos pela paz” foi criada pelo próprio pontífice em 2022. O lançamento aconteceu em Roma com os brasileiros Ronaldinho Gaúcho e Daniel Alves, e o argentino Maxi Rodríguez.

O ex-camisa 10 da Seleção Brasileira vestiu a camiseta com o nome da campanha e posou para fotos com o líder católico.

Ronaldinho Gaúcho se encontra com papa Francisco em Roma
Ronaldinho Gaúcho se encontra com papa Francisco em Roma • Reprodução/Instagram/@ronaldinho

O evento sediado na Pontifícia Universidade Urbaniana também contou com a presença de Bono Vox, líder da banda U2.

A iniciativa foi constituída como uma fundação de direito pontifício, em 2015. Porém, em 2022, o Papa decidiu transformá-la em um movimento educacional de caráter internacional.

“Ausência” no título da Argentina em 2022

Um fato curioso envolvendo papa Francisco e a Argentina aconteceu no recente título mundial conquistado pelo time sul-americano no Catar, em 2022.

Apesar de sua paixão pelo futebol, o Santo Padre não acompanhou a final entre argentinos e franceses. Em uma de suas entrevistas sobre o tema, Francisco explicou o motivo.

“Não assisti à final. Estava me reunindo com seis pilotos da Alitalia e suas esposas. Em determinado momento, fui buscar algo e, quando voltei, um deles me disse: ‘Eles estão ganhando por 3 a 0’, ou por 2 a 0, ou por 3 a 1, não me lembro. E tudo bem”, recordou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Dólar perde força no mundo repercutindo críticas de Trump a Powell

O dólar perde força frente a uma série de moedas ao redor do mundo nesta…

Flamengo enfrentará Botafogo-PB em São Luís pela Copa do Brasil; entenda

O Flamengo vai voltar para São Luís! Após protestos da torcida por conta dos altos…

Lucas do Rio Verde se destaca entre as cidades mais arborizadas do Brasil, segundo IBGE

Em meio ao contraste entre a rica biodiversidade da Amazônia Legal e os baixos índices…