A 16ª edição da Operação Lei Seca foi realizada na madrugada de ontem (20) em Sinop, Mato Grosso, intensificando a fiscalização no trânsito. Durante a ação, 245 testes de bafômetro foram aplicados, resultando na detenção de oito motoristas por embriaguez. Ao todo, 19 condutores foram notificados por dirigirem sob efeito de álcool.
A operação também cumpriu um mandado de prisão e efetuou uma prisão por adulteração nos sinais identificadores de um veículo.
De acordo com relatório da 19ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e da Polícia Militar, 165 infrações foram registradas por dirigir sem habilitação, licença ou por outras irregularidades. No total, 59 veículos — entre carros e motocicletas — foram apreendidos. Dos 224 veículos fiscalizados, 95 foram autuados.
A operação contou com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo as polícias Civil, Penal, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Sistema Socioeducativo e equipe técnica da Perícia Oficial.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a condução sob efeito de álcool pode acarretar pena de detenção de seis meses a três anos, multa superior a R$ 2,9 mil, além da suspensão ou proibição de obter a permissão para dirigir.