• Home
  • Polícia
  • Ex-servidor da Sema é alvo de operação por suspeita de corrupção e adulteração de processos ambientais em Mato Grosso

Ex-servidor da Sema é alvo de operação por suspeita de corrupção e adulteração de processos ambientais em Mato Grosso

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), deflagrou nesta terça-feira (22.4) a Operação Gatuno, cumprindo um mandado de busca e apreensão domiciliar contra um ex-servidor público da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sema). A investigação teve início após uma denúncia da própria Sema.

O ex-servidor, que havia sido contratado temporariamente e já exonerado, é investigado pela Dema por supostos crimes contra a administração pública ambiental, incluindo corrupção passiva, obstrução ou dificuldade da fiscalização ambiental e falsidade ideológica.

A ação para cumprimento da ordem judicial, expedida pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Comarca de Cuiabá, contou com a colaboração da Sema. Durante a operação, foram apreendidos os aparelhos de celular e notebook do suspeito, que passarão por análise e perícia.

A denúncia que deu origem à investigação foi feita pela Sema em dezembro de 2024. A secretaria suspeitava que o ex-servidor estaria entrando clandestinamente no órgão para subtrair processos e documentos ambientais.

As investigações preliminares da Polícia Civil indicam que, após ser exonerado, o suspeito enganava ex-colegas de trabalho, fingindo ainda ser servidor ativo para acessar a Sema fora do horário de expediente. Ele então subtraía os processos administrativos, realizava modificações e alterações de seu interesse ou de terceiros, e posteriormente os devolvia ao órgão.

Segundo a delegada titular da Dema, Liliane Murata, as investigações prosseguem para a conclusão do inquérito e o possível indiciamento do investigado pelos atos cometidos.

O nome da operação, “Gatuno”, faz alusão àquele que comete furtos, buscando ganho financeiro ilegal em prejuízo de outros. A deflagração da operação nesta terça-feira, 22 de abril, Dia da Terra, reforça o objetivo da Polícia Civil de combater crimes ambientais em Mato Grosso.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Magistrados participam de lançamento de obras na Universidade Federal de Mato Grosso

Magistrados(as) do Poder Judiciário de Mato Grosso participaram, na noite do último dia 16, do…

Fórum Econômico Mundial inicia investigação sobre fundador Klaus Schwab

O Fórum Econômico Mundial anunciou na terça-feira (22) que iniciou uma investigação sobre seu fundador,…

Inter 3 x 3 Nacional: veja os melhores momentos do jogo pela Libertadores

O Beira-Rio recebeu um jogo movimentado na noite desta terça-feira (22). Mesmo depois de sair…