Comprometida com a qualidade de vida da população e o bem-estar coletivo, a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), deu início nesta quarta-feira (23) à aplicação de autos de infração em terrenos baldios que não estão cumprindo os critérios mínimos de limpeza e conservação, começando pelo bairro Belvedere.
Conforme o coordenador de meio ambiente, Paulo Rocha, a força-tarefa tem como objetivo manter a cidade limpa, segura e mais saudável para todos. Durante as vistorias, estão sendo identificados lotes com mato alto, acúmulo de entulhos, vegetação que atrapalha a visibilidade nas vias públicas e áreas propícias ao surgimento de animais peçonhentos e focos do mosquito da dengue. Além disso, no período de estiagem, esses terrenos também representam risco de incêndios.
“Nosso propósito não é punir, e sim cuidar da nossa cidade. A limpeza dos terrenos é uma responsabilidade do proprietário, mas o impacto da negligência recai sobre toda a comunidade. Manter os lotes limpos é um gesto de respeito e de cidadania”, reforça a Paulo.
Quando identificadas situações mais graves, os fiscais estão emitindo auto de infração, com multa no valor de R$ 1.040,00. A ação será contínua e estendida a todos os bairros, com foco especial nas regiões que apresentam maior índice de irregularidades, como os bairros Buritis e Europa.
O coordenador ainda afirma que “a Prefeitura reforça o pedido à população para que mantenha seus terrenos limpos e colabore com a construção de uma cidade mais saudável e segura para todos”.