• Home
  • Agronegocios
  • Presidente da CNA crê em acordo entre EUA e China e fala em cautela no agro

Presidente da CNA crê em acordo entre EUA e China e fala em cautela no agro

Os Estados Unidos e a China chegarão a algum acordo para encerrar a guerra comercial, o que pode respingar sobre o agronegócio brasileiro, que atualmente está vendo maior demanda de chineses por conta da disputa tarifária, disse nesta terça-feira (6) o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Na minha visão, vai haver acomodação. Geralmente aparece alguém para fazer acordo, e assim vai ser o acordo entre os Estados Unidos e a China”, afirmou João Martins, durante evento Cenário Geopolítico e Agricultura Tropical, promovido pela entidade em São Paulo.

Ele ponderou que o cenário ainda está confuso e incerto e falou em cautela, ainda que no momento o Brasil esteja ampliando sua fatia nas importações de soja da China.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, disse temer que o Brasil saia prejudicado caso seja feito um grande acordo entre China e EUA, concorrentes do Brasil nas exportações agropecuárias.

A senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, destacou que a China está se preparando para enfrentar esse período de guerra comercial, importando grandes quantidades de produtos agrícolas, não somente do Brasil.

“A exportação de carnes e soja (do Brasil) está com números muito significativos”, disse ela, acrescentando que a China tem grande capacidade armazenamento e está fazendo uso disso.

Martins, da CNA, disse que a incerteza gerada pela guerra comercial ocorre em momento de maior custo para empréstimos, com o governo não tendo recursos suficientes para bancar programas como o de subsídios ao prêmio do seguro rural.

“Vamos ter problema muito sério do médio produtor para baixo, o grande produtor já entendeu que precisa autossuficiente”, disse ele.

A afirmação foi feita em momento em que estão sendo negociadas as bases do próximo Plano Safra, que será válido a partir de julho para a temporada 2025/26.

Conheça as principais fraudes contra beneficiários do INSS

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Extrema direita introduziu ódio e violência na política, diz Zé Dirceu

O ex-ministro da Casa Civil do primeiro governo Lula, Zé Dirceu (PT), afirmou, durante entrevista…

Audiência pública em Guarantã do Norte discute serviços regulados pela Ager

Audiência pública em Guarantã do Norte discute serviços regulados pela Ager – CenárioMT …

Polícia prende quadrilha em Cáceres após tentativa de homicídio e apreende drogas e arma

Polícia prende quadrilha em Cáceres após tentativa de homicídio e apreende drogas e arma –…