• Home
  • Esportes
  • Premier League acusa Leicester de burlar regras financeiras

Premier League acusa Leicester de burlar regras financeiras

A Premier League anunciou nesta terça-feira (20) que encaminhou o Leicester City a uma comissão independente por uma suposta violação das regras de gastos na temporada 2023/24. No entanto, um tribunal determinou que o clube não pode ser punido por uma infração semelhante na campanha 2022/23.

Segundo a liga inglesa, o Leicester, que disputou a segunda divisão (Championship) em 2023/24, teria descumprido as regras de Profitability and Sustainability (PSR) da EFL (English Football League).

A Premier League afirmou ainda que um tribunal de arbitragem decidiu que tem jurisdição para investigar as supostas violações, já que a EFL repassou o caso em junho de 2024, quando o clube foi promovido à elite.

“A Premier League mantém jurisdição mesmo com o Leicester sendo rebaixado à Championship no fim desta temporada”, disse a entidade em comunicado. O clube, por sua vez, declarou que pretende “cooperar” com o processo.

Leicester evita punição por caso anterior

Em março de 2023, o Leicester já havia sido indiciado por supostamente exceder os limites de perdas financeiras na temporada 2022-23.

No entanto, em setembro, o clube venceu um recurso alegando que a comissão independente não tinha jurisdição, pois o período contábil encerrou em 30 de junho de 2023 – quando o time já estava rebaixado à segunda divisão.

A Premier League tentou contestar a decisão, mas o tribunal manteve o veredito, argumentando que parte das perdas poderiam estar ligadas a operações após a saída da elite.

Contexto das regras financeiras

As regras da PSR permitem que clubes da Premier League tenham prejuízos de até £105 milhões (US$ 140 milhões) em três temporadas.

Everton e Nottingham Forest já sofreram punições por descumprimento. O caso do Leicester será o próximo a ser avaliado, com possíveis sanções a depender do resultado da investigação.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Zé Dirceu descarta Bolsonaro e analisa possíveis adversários de Lula em 2026

O ex-ministro da Casa Civil do primeiro governo Lula, Zé Dirceu (PT), falou, durante entrevista…

Inscrições abertas para especialização em Gestão da Escola Pública em Mato Grosso

Inscrições abertas para especialização em Gestão da Escola Pública em Mato Grosso – CenárioMT …

Zé Dirceu fala de Lula, Trump, extrema direita, ódio e violência – Política de Primeira – Entrevista completa

Assista acima, na íntegra, à entrevista do podcast Política de Primeira com o ex-ministro da…