proposta avança na Câmara de Cuiabá

Tramita na Câmara de Cuiabá um projeto de lei que autoriza a implantação da leitura da Bíblia nas escolas da rede municipal. A proposta de autoria do vereador Dilemário Alencar (União Brasil) foi apresentada durante a sessão desta quinta-feira (5).

O vereador de Cuiabá, Dilemário Alencar (UB) é autor do projeto que dispõe sobre a leitura da Bíblia nas escolas de Cuiabá. Foto: Pexels.

Segundo informou a assessoria da Câmara de Cuiabá, o projeto agora será encaminhado à Secretaria de Comissões, para ser distribuído às comissões temáticas.

Conforme o texto – disponível no portal da Câmara de Cuiabá -, a leitura do livro religioso será implantada como “recurso paradidático para a disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica”.

O projeto ressalta que a participação dos alunos nas atividades não será obrigatória, garantindo o respeito à liberdade religiosa, conforme previsto na Constituição Federal.

Sala de aula rede municipal Cuiaba
Um projeto de lei que será analisado propõe a leitura da Bíblia nas escolas da rede municipal de Cuiabá. Foto: Jorge Pinho/Prefeitura de Cuiabá.

“As histórias bíblicas utilizadas deverão auxiliar os projetos escolares de ensino correlatos nas áreas
de história, literatura, ensino religioso, artes e filosofia, bem como outras atividades pedagógicas complementares pertinentes”, diz parágrafo único do projeto.

Na justificativa do projeto, Dilemário Alencar cita dados do Guinness World Records, que apontam a Bíblia como o livro mais lido do mundo, com mais de cinco bilhões de cópias vendidas ao longo da história.

O parlamentar argumenta ainda que, além de sua relevância religiosa, a Bíblia possui valor histórico, apresentando descrições detalhadas de períodos antigos. O projeto completo pode ser lido clicando aqui.

Dilemario Alencar
O vereador Dilemário Alencar (UB) é autor do projeto de lei que autoriza a implementação da leitura da Bíblia nas escolas como material pedagógico. Foto: Danielly Santos/Câmara de Cuiabá.

Projeto semelhante já foi rejeitado na Casa de Leis

No final de 2024, o vereador Rodrigo Arruda e Sá (PSDB) apresentou um projeto de lei semelhante na Câmara Municipal, propondo a leitura do livro sagrado nas escolas públicas e privadas de Cuiabá. A proposta foi encaminhada para análise das comissões temáticas, mas acabou sendo rejeitada.

  1. Vereador propõe leitura bíblica em escolas de Cuiabá e pesquisador contesta: estado é laico

Mesma lei em Mato Grosso

Já em Sinop, a 503 km de Cuiabá, foi sancionada a lei que autoriza a leitura de trechos bíblicos como recurso paradidático para divulgação cultural, histórica, geográfica e arqueológica de seu conteúdo em respeito à Constituição.

  1. Lei propõe a leitura da Bíblia nas escolas particulares e públicas de Sinop

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sinop passa a contar com drone de combate a incêncidos em edifícios e áreas remotas; primeiro de Mato Grosso

Sinop passa a contar com drone de combate a incêncidos em edifícios e áreas remotas;…

Prefeita veta lei que proibia participação de atletas trans em competições

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), barrou o projeto de lei aprovado na…

Prefeitura de Cuiabá inicia processo de revitalização do Morro da Luz nesta quinta

Prefeitura de Cuiabá inicia processo de revitalização do Morro da Luz nesta quinta – CenárioMT…