Filhos de presas terão atendimento integral em MT

O Programa Primeira Infância, do governo de Mato Grosso, passou por mudanças e agora garante atendimento integral a filhos de mulheres que estão presas ou cumprindo medidas no sistema socioeducativo no estado. As crianças terão acesso a ações nas áreas de arte, cultura, esporte, lazer, recreação e brincadeiras, asseguradas pelo poder público.

Mulher presa segurando a mão do filho. Foto: arquivo da internet.

A novidade faz parte da atualização da Política Estadual Integrada pela Primeira Infância, instituída originalmente pela Lei nº 11.774/2022, que assegura os direitos de crianças de 0 a 6 anos no estado. A alteração foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (6).

A nova redação, a partir da Lei nº 12.900/2025, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), amplia o alcance do programa e inclui diretrizes como: promoção do desenvolvimento integral da criança, atuação multidisciplinar, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e envolvimento direto da família nas ações.

A lei também permite que o Estado celebre convênios com outros órgãos públicos e entidades privadas para executar as ações previstas. Além disso, estabelece a obrigatoriedade de destinar recursos específicos no orçamento para garantir a efetivação dos serviços oferecidos às crianças beneficiadas.

  1. Empresário preso por morte de amante grávida em MT diz que queria proteger a família

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Zé Dirceu fala sobre relação com Lula: “trabalhamos por telepatia”

O ex-ministro da Casa Civil Zé Dirceu (PT) falou, durante entrevista ao podcast Política de…

Sintep-MT notifica Seduc para viabilizar hora-atividade remota

O Sintep-MT notificou extrajudicialmente a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) sobre o que considera contradições…

IEL abre 69 vagas de estágio em várias cidades de MT

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com 69 vagas de estágio abertas em Mato Grosso,…