• Home
  • Política
  • Denunciada por abrigos precários, Prefeitura formaliza ‘Inverno Acolhedor’

Denunciada por abrigos precários, Prefeitura formaliza ‘Inverno Acolhedor’

Na mira do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por situação precária nos principais abrigos públicos destinados à população em situação de rua, a Prefeitura de Campo Grande regulamentou o protocolo “Inverno Acolhedor” nesta sexta-feira (18).

Ponto de apoio no parque Ayrton Senna (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A resolução, publicada em diário oficial, prevê regras para acolhimento emergencial da população vulnerável em pontos de apoio em noites de frio.

O protocolo será acionado sempre que as previsões meteorológicas indicarem temperaturas iguais ou inferiores a 12ºC, conforme alerta emitido pela Defesa Civil Municipal, em articulação com a SPDH (Superintendência de Política de Direitos Humanos) e SPSE (Superintendência de Proteção Social Especial).

Os locais serão ativados quando houver previsão de dois ou mais dias de frio intenso consecutivos. Em noites isoladas de frio, a rede de atendimento atuará com ações emergenciais de campo, realizadas pelas equipes do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social).

“Incluindo distribuição de insumos, orientações e encaminhamentos, com o objetivo de mitigar os efeitos das baixas temperaturas”, diz a publicação.

O ponto de apoio será instalado em local fixo, podendo ser ampliado conforme a demanda, e deverá contar com a seguinte estrutura mínima de atendimento:

  • Estrutura física com colchões e cobertores;
  • Oferta de alimentação;
  • Atendimento em saúde por meio da equipe do Consultório na Rua;
  • Cuidados com animais de estimação, em parceria com a Superintendência de Bem Estar Animal (SUBEA);
  • Encaminhamentos sociais e técnicos, realizados pelas equipes do SEAS e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

Além disso, as ações previstas neste protocolo poderão contar com o apoio de organizações da sociedade civil, instituições religiosas e entidades privadas, promovendo a corresponsabilidade social e o engajamento comunitário.

Apesar de não citar o abrigo em funcionamento no Parque Ayrton Senna, a Prefeitura informou que a resolução não traz novidade, trata-se de mera formalização do que já está em andamento. Não há previsão de novos pontos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Governador de MT agradece aprovação do “PL da Devastação” e pede sanção a Lula

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), agradeceu nesta sexta-feira (18) à Congresso Nacional…

Prefeitura faz plantão de atendimentos para o programa Casa Cuiabana

Prefeitura faz plantão de atendimentos para o programa Casa Cuiabana – CenárioMT …

Febraban rebate EUA e defende Pix como sistema aberto e competitivo

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reagiu nesta sexta-feira (18) à investigação aberta pelos Estados…