Um incêndio que já dura pelo menos três semanas no lixão de entulhos de Sinop, no norte de Mato Grosso, tem causado transtornos à população e preocupações ambientais. O fogo constante gera uma densa fumaça que se espalha por bairros próximos, afetando diretamente a qualidade do ar e a saúde respiratória dos moradores.
Diante da persistência do problema, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) notificou oficialmente a Prefeitura de Sinop, cobrando o cumprimento de medidas emergenciais para conter as chamas. Entre as exigências estão a abertura de aceiros para impedir o avanço do fogo e a presença contínua de caminhão-pipa no local.
A Prefeitura afirma que já atendeu às exigências determinadas pela Sema, mas admite que o incêndio ainda não foi totalmente controlado. O diretor regional da Sema, Gabriel Conter, afirma que sanções serão aplicadas caso não haja o cumprimento das medidas determinadas.
“O não atendimento dessa notificação resultará em multa por descumprimento de notificação e bem como por causar poluição. Lembrando também que a gente está no período do proibitivo e que fica proibido o uso de fogo em propriedades rurais, e em zona urbana fica proibido durante todo o ano”, frisou.
Leia também – Período proibitivo de uso do fogo começa em MT a partir de hoje
O o secretário municipal de Meio Ambiente, Klayton Gonçalvez, explica que trata-se de um incêndio criminoso e que todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas.
“Nós já fizemos um boletim de ocorrência e vamos lavrar outro boletim de ocorrência agora. Nós vamos agir firmemente nessa situação. Nós vamos colocar refletores, câmeras de segurança. Lá já fica hoje um caminhão pipa, fica uma esteira. A quantidade que de material que chega no depósito de resíduos hoje é muito reduzido, devido ao trabalho que já foi feito pela prefeitura municipal”, disse.
A situação tem gerado indignação entre os moradores da região, que cobram soluções urgentes. Além do impacto ambiental, a combinação de tempo seco, fumaça e calor aumenta o risco de problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos.
A população pode colaborar denunciando focos de incêndio ou irregularidades. As denúncias para a Sema podem ser feitas pelo número (65) 9 8153-0156. Já a Secretaria de Meio Ambiente de Sinop atende pelo telefone (66) 9 9651-2891, tanto para ligações quanto mensagens.
-
Chegada da temporada de incêndios reacende a urgência por proteção no Pantanal
-
Homem é preso suspeito de incendiar cartório em Rondonópolis; câmeras registraram o crime
-
VÍDEO: idosos têm casa incendiada após ataque a tiros em residência vizinha em Alto Paraguai