A vistoria realizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), na tarde de sábado (9), na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) gerou divergências e troca de versões entre ele e a vice-prefeita, coronel Vânia Rosa (Novo). A Polícia Militar foi acionada para acompanhar a visita do gestor.
O episódio ocorreu fora do horário de expediente e os PMs foram chamados pela advogada da vice-prefeita, Karine Oliveira Dogan, “para respaldar a segurança” da cliente diante da “perspectiva de violência a ser concretizada”.
Vânia foi exonerada da Semob na sexta-feira (8).
Veja abaixo:
Segundo o boletim de ocorrência, o comunicante oficial foi o Ciosp/Copom. A visita, conforme a Prefeitura, tinha caráter administrativo, para avaliar a estrutura física e operacional do prédio, e foi acompanhada por servidores e pela própria vice-prefeita, ex-secretária da pasta.
Em um cômodo anexado à sala da ex-secretária, foi encontrada uma maca e o prefeito questionou se o objeto era utilizado para realização de massagens no local. Tanto a vice-prefeita, quanto os servidores que acompanharam a visita negaram.
“Então, é um local para fazer maquiagem?”, perguntou Abilio.
“Sim, quando necessário, para fazer os vídeos”, responde o servidor que acompanhava a vistoria.
No quarto, um armário com itens de uso pessoal da ex-secretária também foi encontrado. Ela explica que usava o espaço para guardar maquiagens, suplementos, entre outros.
Nas redes sociais, Vânia explicou que a maca foi utilizada em uma ação para promover o bem-estar das servidoras da secretaria.
Versão do prefeito
Em nota, a prefeitura afirmou que “não houve qualquer ida à delegacia, discussão ou agressão” e que o “ânimo exaltado foi apenas por parte da advogada da vice-prefeita, que estava acompanhada de dois policiais militares”.
A gestão garantiu que a vistoria “transcorreu dentro da normalidade” e ressaltou que a presença no sábado visava evitar constrangimentos a servidores.
Em um post no Instagram, o prefeito reforçou que divulgou o vídeo da ocasião pelo compromisso “com a transparência e verdade”.
Nota da vice-prefeita
Em texto publicado nas redes sociais, Vânia Rosa afirmou que segue “com transparência e respeito” em seu trabalho, negou que tenha havido agressão ou discussão, e disse que seguiu “estritamente todas as orientações” de sua advogada no episódio.
A vice-prefeita destacou a trajetória de 26 anos na Polícia Militar e no serviço público, ressaltando a modernização da Semob durante sua gestão. Sobre a maca mostrada no vídeo da vistoria, explicou que foi doada e utilizada também na Secretaria de Assistência Social, em momentos pontuais, “para promover qualidade de vida no trabalho”.
Vânia disse manter relação institucional respeitosa com o prefeito e que pretende reativar a estrutura da vice-prefeitura “de forma eficiente, que busque recursos, firme parcerias e esteja perto da população”.