• Home
  • Política
  • Uma aldeia na COP 30? Estrutura vai receber mais de mil indígenas no Pará

Uma aldeia na COP 30? Estrutura vai receber mais de mil indígenas no Pará

A Conferência do Clima da ONU (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém (PA), terá um espaço inédito: uma aldeia que vai abrigar mais de 3 mil indígenas de diferentes etnias do Brasil e de outros países.

O local será estruturado para receber delegações, lideranças, anciãos e jovens, oferecendo alojamento, alimentação e áreas para debates, apresentações culturais e rituais tradicionais. A proposta é garantir que as vozes indígenas estejam no centro das discussões sobre mudanças climáticas e preservação ambiental.

Ministra do Povos Indígenas, Sônia Guajaaja. (Foto: Foto: Diego Campos/Secom-PR)

Segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, a proposta inclui reunir mil indígenas credenciados na Zona Azul — espaço oficial de negociações do evento — sendo metade do Brasil e o restante de outros países.

“Estamos em uma forte articulação para aumentar essa representação indígena, não só na quantidade de pessoas, mas também na qualidade de participação, para dialogar diretamente com outros atores internacionais”, afirmou.

Além da logística de acolhimento, a aldeia também servirá como espaço político, cultural e educacional, com programação própria, debates temáticos e articulação de propostas a serem levadas às mesas oficiais da conferência.

Na reunião da última sexta-feira (8), que discutiu os preparativos, foram abordados temas como a integração da aldeia com outros círculos da COP — incluindo os de Finanças e Balanço Ético Global — e o uso de tecnologias digitais para ampliar a participação indígena nos debates, permitindo que comunidades distantes acompanhem e contribuam com as discussões em tempo real.

A iniciativa é vista como estratégica para fortalecer a representatividade dos povos originários nas negociações climáticas, reforçando a importância de suas práticas e conhecimentos tradicionais na mitigação dos impactos ambientais.

  1. Vai ter um filho? Veja o que levar na mala de maternidade para o bebê

  2. Pais de pet: 4 histórias emocionantes de animais que mudaram vidas

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Primeira-dama de Cuiabá fortalece ações com o Estado para mulheres e famílias

Primeira-dama de Cuiabá fortalece ações com o Estado para mulheres e famílias – CenárioMT …

Especialista de Mato Grosso alerta que 90% dos casos de câncer de mama têm cura com diagnóstico precoce

Especialista de Mato Grosso alerta que 90% dos casos de câncer de mama têm cura…

Corpo de Bombeiros combate 17 incêndios florestais neste sábado em Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate 17 incêndios florestais neste sábado em Mato Grosso – CenárioMT …