• Home
  • Política
  • Declaração de Abilio contra UFMT gera repúdio de professores e estudantes

Declaração de Abilio contra UFMT gera repúdio de professores e estudantes

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Centro Acadêmico VIII de Abril divulgaram nota de repúdio contra declarações feitas pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), durante entrevista coletiva na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (19).

Questionado sobre polêmicas recentes envolvendo a educação, o prefeito criticou a qualidade do ensino no Brasil e acusou a UFMT de oferecer formação precária.

Em tom pejorativo, ele afirmou: “Mesmo que a UFMT seja uma bosta do jeito que tem sido, infelizmente, são os mais abastados que conseguem entrar lá”.

Brunini ainda disse que estudantes da rede pública acabam em faculdades privadas de “baixa qualidade”, pagando Fies, enquanto os de escolas particulares conseguem ingressar nas universidades federais.

Abilio critica a UFMT. (Foto: Joice Gonçalves)

Reação imediata

A declaração provocou reação imediata. Em manifesto público, a Faculdade de Direito e o Centro Acadêmico classificaram as falas como “ofensivas, inverídicas, irresponsáveis e desrespeitosas” com a comunidade acadêmica. O texto reafirma que a UFMT é “patrimônio do povo mato-grossense e brasileiro”, reconhecida pela qualidade de seu corpo docente, da pesquisa científica e da atuação extensionista.

O documento também lembra que a universidade possui políticas de cotas em 50% das vagas e programas de assistência estudantil que garantem a permanência de alunos em situação de vulnerabilidade social e econômica.

nota de repudio

Defesa da educação pública

As entidades reforçam que a tentativa de desqualificação da universidade pública representa um ataque à educação gratuita e de qualidade, prevista na Constituição. “Exigimos respeito às universidades e à valorização da ciência, da educação e da autonomia universitária, pilares fundamentais para a democracia e para o futuro de Mato Grosso e do Brasil”, diz a nota.

O manifesto destaca ainda que a Faculdade de Direito da UFMT figura entre as melhores do país em rankings nacionais de avaliação do ensino superior, demonstrando excelência acadêmica.

  1. ‘Caminhão-pipa’ da natureza: tuiuiú leva água para filhotes no Pantanal de MT

  2. ALMT cria comissão para apurar impactos do rebaixamento na hidrelétrica Colíder

  3. Já pensou em trabalhar como magarefe? MT tem 20 vagas para esse profissional

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mutirão jurídico amplia atendimento de pessoas em situação de rua em Rondonópolis

Mutirão jurídico amplia atendimento de pessoas em situação de rua em Rondonópolis – CenárioMT …

Assistência Social de Rondonópolis reforça o combate à violência contra a mulher

Assistência Social de Rondonópolis reforça o combate à violência contra a mulher – CenárioMT …

Câmara vota lei que combate adultização infantil em redes sociais

A Câmara dos Deputados deve votar nesta quinta-feira (20) o Projeto de Lei 2628/22, conhecido…