• Home
  • Política
  • Janaina Riva assume MDB após 30 anos de comando de Bezerra

Janaina Riva assume MDB após 30 anos de comando de Bezerra

O partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Mato Grosso realizou, nesta quinta-feira (21), a convenção estadual e a deputada Janaina Riva foi apresentada como a nova presidente do partido. O ato marcou o fim da era do ex-governador e ex-deputado federal Carlos Bezerra, líder da sigla por mais de três décadas.

Estiveram presentes o senador Wellington Fagundes (PL), o senador Jayme Campos (União Brasil), o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, o deputado estadual Dr. João (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), entre outras lideranças políticas.

A deputada Janaina Riva é a nova presidente do MDB em Mato Grosso. (Foto: Laura Petraglia)

Segundo o ex-prefeito de Primavera do Leste e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, a sigla mantém figuras importantes dentro do partido, a exemplo do deputado federal Juarez Costa, que permanece como secretário-geral.

Para o deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, o partido atravessa um momento histórico de renovação e fortalecimento em Mato Grosso e destacou o papel de Janaina no fortalecimento da sigla.

“Estamos vivendo um processo de renovação, com uma nova esperança de crescimento de forma pacífica, respeitando a história de Carlos Bezerra, que dedicou sua vida para Grosso. Agora, ele passa a liderança para Janaina, que chega com energia, preparo, sensibilidade e grande compromisso com o povo do estado”, declarou Baleia Rossi.

Na bancada, o senador, e sogro de Janaina, Wellington Fagundes destacou a necessidade de ampliar a presença feminina na política. O parlamentar fez menção a uma proposta, elaborada por ele, que visa a reserva de 30% das cadeiras do Parlamento para mulheres. Para ele, ver Janaina assumir a presidência do MDB em Mato Grosso simboliza parte dessa luta.

Movimento para as eleições de 2026

Segundo Leonardo Bortolin, o MDB terá como candidato a deputado federal nas eleições de 2026, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, que deve contar com o apoio da  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Silvio Rangel
O presidente da Fiemt, Silvio Rangel, será candidato a deputado federal pelo MDB. (Foto: Eduardo Cardoso/Sistema Fiemt)

Também vão concorrer o Dr. Edmar de Jesus, membro da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB), e Juliana Kolankiewicz, suplente de deputada federal por Água Boa e esposa do prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz Filho.

“O MDB fica muito confortável com essas novas adesões que representam entidades importantes e que vendo o direcionamento do partido, principalmente no centro-direita. Acredito que o MDB venha aí não somente para garantir as duas, mas brigar por uma terceira vaga [na Câmara]”, disse Bortolin.

  1. Com Janaina prestes a assumir do MDB, Emanuel deixa partido e se filia ao PSD

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Várzea Grande participa pela primeira vez do Salão Nacional do Turismo

Várzea Grande participa pela primeira vez do Salão Nacional do Turismo – CenárioMT …

Alfabetiza MT premia 12 escolas de Várzea Grande em evento inédito no Fiotão

Alfabetiza MT premia 12 escolas de Várzea Grande em evento inédito no Fiotão – CenárioMT…

Apoio da Prefeitura impulsiona faturamento de MEIs durante Festival de Pesca em Sorriso

Apoio da Prefeitura impulsiona faturamento de MEIs durante Festival de Pesca em Sorriso – CenárioMT…