A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) inicia nesta terça-feira (2) a primeira edição do mutirão “CAR Digital 2.0 em Campo”, que pretende regularizar mais de 20 mil Cadastros Ambientais Rurais (CAR) em 17 municípios do norte de Mato Grosso. A ação segue até sexta-feira (5).
Segundo dados da Sema, os municípios somam 21.321 cadastros registrados no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). Do total, 10.756 já foram validados, 3.156 apresentam pendências, 2.371 estão suspensos e 1.727 estão sob embargo.
Durante o mutirão, os proprietários rurais poderão receber atendimento individualizado para esclarecer dúvidas e avançar na regularização ambiental de seus imóveis. O trabalho será conduzido por oito analistas da Sema, na sede do Sindicato Rural de Sinop, das 8h às 18h. Para participar, os interessados precisam se inscrever previamente, escolhendo dia e turno de atendimento.
Além de Sinop, participam da iniciativa os municípios de Cláudia, Santa Carmem, Vera, Ipiranga do Norte, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã, Itanhangá, Tapurah, Nova Maringá, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Feliz Natal, União do Sul e Itaúba – todos já com bases temáticas homologadas no CAR Digital 2.0.
Incentivo financeiro pela conservação
Além da regularização, os produtores rurais também receberão orientações sobre como participar do Edital de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do Floresta+, que reconhece e recompensa financeiramente quem conserva a floresta.
Desde o lançamento do edital, no fim de 2024, o programa já destinou mais de R$ 2 milhões a agricultores familiares com propriedades de até quatro módulos fiscais.
O Floresta+ Amazônia é uma iniciativa de cooperação internacional coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e financiamento do Fundo Verde para o Clima (GCF).
-
Resgatado após atropelamento, gavião-de-rabo- branco é devolvido à natureza em MT
-
Conta de energia em setembro: bandeira vermelha patamar 2 é mantida
-
Balcão de Empregos em Cuiabá e Várzea Grande tem salários de até R$ 8 mil