O novo Hospital Central, construído pelo Governo de Mato Grosso e que será gerenciado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, ainda não tem data para entrar em funcionamento. Inicialmente, o governador Mauro Mendes (UB) havia anunciado que a nova unidade passaria a atender a população neste mês de setembro. No entanto, o prazo não foi cumprido.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) garantiu que o Hospital Central deve abrir as portas ainda neste ano de 2025, mas não deu uma data. O prédio, localizado na região da Grande CPA, totaliza 32 mil m² de área construída, contando com 60 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), 36 de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) e 191 de enfermarias.
Mesmo a unidade será gerenciada pelo Albert Einstein, os atendimentos serão 100% gratuitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Impasse da Santa Casa
A construção do moderno Hospital Central, como é garantido pelo governo de Mato Grosso, gerou um grande impasse sobre o funcionamento do Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá. Isso porque, Mauro Mendes garantiu que todos os atendimentos serão transferidos para a nova unidade e disse que não tem interesse em manter o Estado gerenciando a Santa Casa.

O prédio, tombado como Patrimônio Histórico, entrou em leilão conforme a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) devido dívidas trabalhistas. No entanto, o prazo para apresentação de propostas terminou no dia 25 de agosto e até o momento, não foi divulgado o resultado.
-
Previsto para ser inaugurado ainda em 2025, Hospital Central já tem mobília
-
Morre motociclista de 49 anos arremessada em acidente
-
Em obras, HU suspende atendimentos espontâneos a gestantes
-
Hospital Central do Einstein abre processo seletivo em Cuiabá