• Home
  • Política
  • entenda o que se sabe sobre o estado de saúde do ex-presidente

entenda o que se sabe sobre o estado de saúde do ex-presidente

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na tarde desta terça-feira (16) no Hospital DF Star, em Brasília, após apresentar um quadro de mal-estar em casa.

Jair Bolsonaro durante chegada ao hospital. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

De acordo com relatos da equipe médica e de familiares, ele teve episódios de pré-síncope (quase desmaio), vômitos e queda da pressão arterial. Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde agosto, foi levado ao hospital pela equipe de policiais penais responsável por sua vigilância.

Segundo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que esteve no hospital, o pai passa por exames clínicos e deve permanecer internado ao menos até esta quarta (17).

“Ele está bastante desidratado, por isso já foi uma bolsa de soro, não sei se vai entrar mais uma. Ele vai fazer os exames de rotina e, se Deus quiser, vai voltar para casa”, afirmou o parlamentar.

Prisão domiciliar

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida cautelar foi determinada no inquérito que investiga a atuação do ex-presidente e de aliados, incluindo o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em articulações junto ao governo do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O objetivo, segundo as investigações, seria pressionar o governo brasileiro e ministros do Supremo com medidas como o cancelamento de vistos e a aplicação da chamada Lei Magnitsky, usada nos EUA para punir violações de direitos humanos.

Na semana passada, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e outros sete réus por envolvimento na chamada “trama golpista”. Por quatro votos a um, os ministros reconheceram a prática dos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Estado de saúde

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro apresenta problemas de saúde desde que deixou a Presidência. O ex-presidente já foi submetido a diversas internações por complicações abdominais decorrentes da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018.

Desta vez, porém, os médicos apontam que o quadro foi provocado principalmente por desidratação e queda de pressão. Até o começo da manhã, a assessoria do hospital ainda não havia divulgado boletim oficial sobre o estado de saúde do paciente.

A expectativa é de que Bolsonaro permaneça em observação até a conclusão dos exames. Caso não apresente novas intercorrências, a equipe médica poderá liberar sua alta nos próximos dias.

  1. Veja a reação da família Bolsonaro após a condenação do ex-presidente

  2. No DF, Abilio une agenda política e ato religioso em apoio a Bolsonaro

  3. ‘Não consigo acreditar’- diz Trump sobre condenação de Bolsonaro

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Depois de 15 horas de paralisação, atendentes do Ciosp encerram greve em MT

Os trabalhadores responsáveis pelo atendimento das chamadas do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública…

Educação fortalece parceria em Matupá com Giro pelas Escolas

Educação fortalece parceria em Matupá com Giro pelas Escolas – CenárioMT …

entenda o que se sabe sobre o estado de saúde do ex-presidente

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na tarde desta terça-feira (16) no Hospital DF…